Há quatro meses no futebol europeu, atuando pelo Paris Saint-Germain , o meia-atacante Lucas já disputou as oitavas e quartas de final da Liga dos Campeões e foi campeão francês. Apesar de declarar estar feliz no novo clube, o jogador preferiu não aconselhar o colega de seleção brasileira Neymar a deixar o futebol brasileiro.
- É um assunto delicado, um assunto muito pessoal dele. O Neymar tem que saber o momento certo para ele. Eu preferi vir agora. O Neymar está em um momento bacana no Santos, conquista títulos e é muito feliz. Por essa tranquilidade, acho que ele ainda não saiu. Mas eu tenho certeza de que, quando ele vier para a Europa, vai estourar também, porque todo mundo sabe a qualidade dele - afirmou o jogador, em entrevista ao .
Lucas enfrentou o Barcelona na Liga dos Campeões deste ano (Foto: Reuters)
Convocado nesta terça-feira para a seleção brasileira que disputará a Copa das Confederações, em junho, Lucas acredita que a sua pequena experiência na Europa vai ajudá-lo a enfrentar as seleções mais tradicionais.
- Eu estou conhecendo mais o futebol europeu. Entendo a mentalidade, a filosofia de trabalho deles. Aqui eu enfrento os jogadores que estarão na Copa do Mundo, na Copa das Confederações. Eu estou conhecendo eles e eles estão me conhecendo. O principal aprendizado aqui é jogar sem a bola. Aqui, a parte tática é muito cobrada, todo mundo tem que cumprir sua função em campo. No Brasil, se aposta mais na parte técnica e a tática deixa um pouco a desejar. O estilo de jogo também é diferente, é mais pegado. O gramado é baixinho, a bola corre rápido. Estou me adaptando a cada dia e isso está sendo muito bom para mim.
- Capitão Thiago Silva reconhece: 'A Seleção não está jogando bem'
- Clique aqui e veja os vídeos do 'Arena'
Apesar de o técnico Luiz Felipe Scolari ter convocado um elenco jovem para a Copa das Confederações, Lucas acredita que a equipe poderá fazer uma boa competição, pois terá de tempo de treinar e ganhar entrosamento.
- É um time jovem, tem pouca experiencia ainda, mas tem muita qualidade. Falta um pouco de tempo, para jogarmos juntos e mostrarmos um bom futebol. Acredito que os jogadores mais experientes, como o Thiago Silva, o Daniel Alves, o Marcelo, podem dar mais tranquilidade para os mais jovens.
O Brasil estreia na Copa das Confederações no dia 15 de junho, contra o Japão, em Brasília. Antes fará amistosos contra a Inglaterra, no dia 2, no Maracanã, e contra a França, no dia 9, na Arena do Grêmio.