Com longas filas, mas sem tumulto. Assim começou a movimentação nas imediações do estádio Mané Garrincha cerca de três horas antes da partida entre Flamengo e Santos, marcada para as 16h deste domingo, na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro. Por se tratar do principal evento-teste do estádio para a Copa das Confederações, estão sendo realizados todos os procedimentos exigidos pela Fifa, o que inclui uma revista completa de todos os torcedores. Daí a demora no acesso ao estádio, apesar das filas bem organizadas. O clima, em geral, é de tranquilidade, sem muitas reclamações.
Logas filas formadas na abertura dos portões no estádio Mané Garrincha (Foto: Thiago Dias)
A maioria esmagadora é de camisas do Flamengo. O policiamento pode ser notado em todo o perímetro do estádio, com ajuda até de carros do exército, o que parece inibir a atuação livre os cambistas que costuma ocorrer em outros jogos.
O governo vinha divulgando que a abertura dos portões aconteceria às 13h. No ingresso, no entanto, consta o horário de 13h30. O acesso começou a ser liberado às 13h36. Prevendo alguma dificuldade na entrada, muitos torcedores começarm a chegar ainda por volta das 12h30.
- Demorou um pouco para chegar até aqui e está um pouco desorganizado. Mas nada que incomode - disse a administradora carioca Roberta Queiroz.
Além da revista, outros procedimentos da Fifa para a Copa das Confederações estão sendo adotados, como o fechamento das ruas adjaentes em um raio de 1km. O sistema de som é eficiente, claro e em bom volume, ajudando o torcedor com as principais informações, como o acesso e o aviso de que os lugares no interior do estádio são marcados.
Santos e Flamengo estreiam no Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h, no estádio Mané Garincha e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.