Domingo, 19 de maio de 2013. Um dia que pode colocar o Santos FC na história como o único clube tetracampeão do Campeonato Paulista na era do futebol profissional. Para isso, a missão não é nada fácil. O Peixe precisa vencer o Corinthians por dois gols de diferença na Vila Belmiro, a partir das 16 horas. Palco de glórias do Alvinegro Praiano, o Alçapão santista estará lotado para ver a equipe de Neymar e Cia. buscar um feito que nem o vitorioso time de Pelé, Pepe e Coutinho conseguiu.
Na primeira final, no último domingo (12), o Corinthians saiu na frente com um 2 a 1 no Pacaembu. Com o resultado adverso, o Santos FC precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para ficar com o título nos 90 minutos de jogo. Em caso de triunfo santista por um gol, a taça será decidida nos pênaltis. Empate ou vitória do rival tira o tetra do Alvinegro Praiano.
Para buscar o quarto título seguido do Paulistão, o Santos FC tem o fator Vila Belmiro como seu grande aliado. Há 17 jogos invictos no Alçapão, o Peixe não perde no estádio desde o dia 29 de agosto de 2012, no 3 a 1 para o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. No período, foram 11 vitórias e seis empates do Peixe.
E é na Vila Belmiro que o Alvinegro Praiano também tem a média de gols que precisa para ficar com o título. Em 2013, foram nove partidas no estádio (sete vitórias e dois empates), que tiveram 19 anotados pelo Santos FC, o que aponta uma média de 2,11 gols por jogo.
Clique aqui e confira todos os títulos da história do Santos FC
Campanhas
Terceiro colocado na fase de classificação, o Peixe somou 39 pontos em 19 rodadas. Foram 11 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas, além de 35 gols marcados e 21 sofridos.
Nas quartas, o time santista passou pelo Palmeiras, após 1 a 1 no tempo normal e 4 a 2 nos pênaltis, na Vila Belmiro. Na semifinal, o 1 a 1 voltou se repetir contra o Mogi Mirim, no Estádio Romildo Ferreira. E a vaga na decisão veio com um triunfo por 5 a 4 nas penalidades.
Já o Corinthians foi o quinto colocado na primeira etapa do Estadual, com 35 pontos. Foram nove vitórias, oito empates e duas derrotas. Nas quartas, a classificação veio com um 4 a 0 sob a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). E na semifinal, 0 a 0 com o São Paulo no Morumbi. Nos pênaltis, triunfo por 4 a 3.
Raio-X dos 100 anos de Santos FC e Corinthians
Donos do Campeonato Paulista nas últimas quatro edições, já que o Santos FC levantou a taça em 2010, 2011 e 2012, e o Corinthians, em 2009, os dois times já se enfrentaram por 307 vezes na história do clássico, que completa 100 anos no dia 22 de junho (6 a 3 para o Santos FC, em 22 de junho de 2013, no Palestra Itália). Ao todo, foram 97 vitórias do Peixe, 124 do rival, além de 86 empates. Foram 477 gols a favor da equipe santista e 562 contra.
Em Campeonatos Paulistas, foram 191 jogos. 58 terminaram com triunfo do Peixe, 79 com vitória do rival e 53 acabaram empatados. Foram 297 gols pró e 368 contra.
Além do 2 a 1 no Pacaembu, no último domingo (19), as duas equipes ficaram no empate sem gols no Morumbi, no dia 03 de março, pela décima rodada do Estadual.
Em 2011, Santos FC e Corinthians também fizeram a decisão do Campeonato Paulista. No jogo de ida, 0 a 0 no Pacaembu. E na Vila Belmiro, vitória por 2 a 1 e título garantido para o Peixe.
Clique aqui e veja o retrospecto completo do confronto
Um tetra inédito
A dificuldade do feito que o Santos FC pode alcançar com o tetra do Campeonato Paulista é tão grande, que até agora nenhum clube o conseguiu na era profissional da competição. Apenas o Paulistano obteve tal marca, ao levantar a taça nos anos de 1916 (esta dividida com o Corinthians), 1917, 1918 e 1919.
E o Peixe, com a presença de Pelé e Cia. nas décadas de 60 e 70, por pouco não chegou ao tetra. Em 1963, a série foi interrompida pelo Palmeiras, depois do tri em 1960, 1961 e 1962. E em 1970, foi o São Paulo quem tirou as chances do tetra, após as seguidas conquistas do Alvinegro Praiano em 1967, 1968 e 1969.
Desfalques
O técnico Muricy Ramalho ainda não definiu a equipe para a finalíssima. O treinador ainda não sabe se contará com o meia Montillo, que está sem atuar desde a semifinal contra o Mogi Mirim, no dia 04 de maio, por causa de um edema no músculo posterior da coxa esquerda.
Já o atacante Giva, que se recupera de uma inflamação no púbis, é ausência certa para a decisão.
Arbitragem
Guilherme Ceretta de Lima apita a decisão entre Santos FC e Corinthians. Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis atuam como assistentes. Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral é o quarto árbitro. Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza e Raphael Claus atuam como quarto árbitros.
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao