Caso o Santos supere a vantagem de 2 a 1 a favor Corinthians e consiga o título do Paulistão, no domingo, todo o elenco vai colocar a faixa de tetracampeão estadual no peito. No entanto, apenas sete jogadores poderão dizer que são ‘tetras legítimos’. São os goleiros Rafael e Vladimir, os zagueiros Edu Dracena e Durval , o lateral-esquerdo Léo , o volante Arouca e o atacante Neymar . Aliás, eles têm a chance de entrar para a história como os únicos jogadores com quatro títulos consecutivos de Campeonato Paulista na era profissional (o Paulistano, na época do amadorismo, foi campeão de 1916 a 19).
Os sete santistas que podem entrar para a história como 'tetras legítimos' (Foto: Editoria de Arte)
- Ajudar o Santos a ganhar títulos é especial demais. Poder ser tetracampeão é muito bom. Mas pensamos no grupo todo. O título é o reconhecimento de um trabalho realizado. Mas, para mim, seria muito especial, muito importante – afirma Rafael.
O goleiro era reserva de Felipe na primeira conquista da sequência, em 2010, sobre o Santo André, naquele que foi o primeiro de muitos títulos da geração Neymar. No mesmo ano, Rafael assumiu a condição de titular e não saiu mais.
O veterano Léo também falou da importância de estar presente nos títulos anteriores, mas assim como o camisa 1, faz questão de lembrar da importância dos outros jogadores, inclusive os que podem ganhar o primeiro título da carreira, casos do lateral-direito Bruno Peres e do volante Renê Júnior.
- Lógico que particularmente é maravilhoso entrar para história. Mas todo título é importante. Tem menino que nunca conquistou título e pode conquistar. É uma oportunidade única – comenta o camisa 3, jogador santista com mais títulos após a era Pelé (oito conquistas).
O capitão Edu Dracena afirma que no futebol atual é muito difícil um jogador conquistar um tetra, ainda mais defendendo as cores do mesmo time.
- Não tenha dúvida (que tem um gosto especial). Já que temos essa chance, não podemos deixar escapar - ressalta.
Em 2011, o Santos foi campeão em cima do Corinthians, com vitória por 2 a 1 no jogo final, na Vila Belmiro, com gols de Arouca e Neymar. A partida de ia havia sido 0 a 0. No ano passado, nas duas vitórias em cima do Guarani, o destaque novamente foi Neymar, que anotou dois gols em cada uma das partidas, que terminaram 3 a 0 e 4 a 2.