quinta-feira, 23 de maio de 2013

Santos x Fla: COL testará nove áreas operacionais do Mané Garrincha


O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 aproveitará a partida entre Santos e Flamengo, no próximo domingo, para testar nove áreas operacionais do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, palco da abertura da Copa das Confederações. O jogo será o único antes da competição com todos os 71 mil lugares da nova arena liberados para o público.


Funcionários do COL atuarão nas seguintes áreas: limpeza, transporte, competições, serviços médicos, serviços ao espectador, tecnologia, segurança, voluntários e operações de imprensa. De acordo com o COL, 120 funcionários participarão da organização do jogo, que será de responsabilidade da CBF, com o apoio de órgãos públicos do Distrito Federal. Outros 260 voluntários e 930 seguranças particulares do COL também estarão presentes.


estádio Mané Garrincha - 23 de maio (Foto: Fabrício Marques)Nove áreas operacionais serão testadas no jogo entre Santos x Flamengo (Foto: Fabrício Marques)


Apesar de a partida entre Santos e Flamengo funcionar como um teste para a abertura da Copa das Confederações, nem todos os serviços estarão dentro do padrão que será usado pela Fifa. No caso das ações de segurança, por exemplo, ainda não estarão em funcionamento os scanners para detecção de metal em bolsas e nem os perímetros de isolamento exigidos pela entidade máxima do futebol.



Brasília será a quinta cidade-sede da Copa das Confederações a receber um evento-teste com a participação do COL na organização. Castelão, Mineirão, Fonte Nova e Arena Pernambuco já realizaram jogos com o apoio do comitê. O último estádio a ser testado será o Maracanã, no dia 2 de junho, com o amistoso entre Brasil e Japão.


Mané ainda em obras


guarda-corpo estádio Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Operários instalam guarda-corpo nas arquibancadas

superiores do estádio (Foto: Fabrício Marques)


A três dias do jogo entre Santos e Flamengo, operários seguem trabalhando nos últimos ajustes do estádio Mané Garrincha. A arena foi inaugurada no último fim de semana, mas apenas com 30% da capacidade liberada ao público.


A arquibancada superior será aberta pela primeira vez no próximo domingo. Para isso, trabalhadores instalam guarda-corpos a cada quatro fileiras de cadeiras, item de segurança obrigatório por conta da inclinação do setor.


Há ainda trabalhos de acabamento em salas e corredores internos do estádio. No lado de fora, operários finalizam instalações provisórias que serão usadas no domingo e também estruturas que ficarão para a Copa das Confederações.


Até o momento, 50 mil ingressos já foram vendidos para Santos e Flamengo. O jogo será válido pela rodada de abertura do Brasileirão 2013.