Bruno Cassucci
Marcio Porto
Publicada em 02/07/2012 às 18:50
São Paulo (SP)
O Santos entrou de vez na briga pelo atacante Juan Manuel Martínez, do Vélez Sarsfield (ARG), e, se depender do jogador, não haverá entraves para concluir a negociação.
O vice-presidente Odílio Rodrigues Filho e o superintendente de esportes Felipe Faro estão na Argentina, onde se reuniram com dirigentes do Vélez nesta tarde. Em seguida, vão conversar com Carlos Martínez, pai e representante do atacante de 26 anos. E daí vem os bons fluídos para os santistas.
Em contato com a reportagem do LANCENET!, antes de se encontrar com os dirigentes do Peixe, o pai de Martínez garantiu que não deve ter dificuldades para acertar sua parte com o clube brasileiro.
- Ele quer sair do Vélez, isso já foi comunicado. E o Santos pode dar muito certo. Tem um lindo futebol, uma grande equipe, jogadores de bom nível técnico e meu filho gostaria muito de jogar lá - afirmou Carlos Martínez.
Martínez tem contrato com o Vélez até o meio do ano que vem e seus direitos econômicos estão divididos entre 50% do clube argentino e 50% dele mesmo. A multa rescisória é de 6 milhões de dólares (cerca de R$ 12 milhões), mas o Peixe no momento precisaria arcar só com a metade, equivalente a parte que pertence ao Vélez, já que o jogador aceita abrir mão de valores para negociar o que lhe cabe.
- Se for para ceder, vamos ceder. Pode haver variações, a gente cobrar menos para depois ganhar em porcentagem dos direitos, várias coisas. Vamos sentar e conversar - explicou o pai de Martínez.
O jogador foi uma indicação do técnico Muricy Ramalho, que enfrentou o Vélez pelas quartas de final da Libertadores deste ano e se impressionou com o a qualidade de Burrito, como Martínez é conhecido na Argentina. Velóz e driblador, ele tem as características que o clube procura para reforçar o ataque.
No confronto da volta, na Vila Belmiro, inclusive, o auxiliar técnico Tata conversou com o jogador argentino e, a partir daí, o Santos começou a pensar em uma maneira de viabilizar a contratação.
Martínez tem contrato com o Vélez até o meio de 2013 (Foto: A. Acosta/Reuters)
A ideia de ir à Argentina agora é para tentar um prazo maior para efetuar o pagamento ao Vélez, pois o Santos já demonstrou interesse em arcar com os valores envolvidos na negociação, que começou na última semana, por telefone. Apesar de o técnico Muricy Ramalho afirmar que o Peixe não tem recursos para contratar, o clube acredita que a compra de Burrito não comprometerá o fluxo de caixa e o investimento será recuperado dentro de campo.
A Teisa (Terceira Estrela Investimentos S.A.) não ajudará o Santos na contratação de Martínez. Segundo apurou o LANCENET!, a empresa, que tem como sócios conselheiros santistas e consultores do presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, considera que o atacante argentino não se encaixa no "perfil" de investimentos dela.
Como Burrito já tem 26 anos, a TEISA entende que ele dificilmente dará retorno financeiro no futuro.
Criada em 2010 para auxiliar na compra de jogadores, a empresa já ajudou nas contratações de Jonathan, Henrique, Elano, entre outros, e tem 5% dos direitos econômicos de Neymar.