quarta-feira, 7 de novembro de 2012

'Nova função' no Santos é aposta de Arouca por vaga de titular na Seleção


Arouca Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Arouca se diz à vontada no novo posto em campo

(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


Neymar foi o grande destaque da goleada aplicada pelo Santos sobre o Cruzeiro no último sábado, por 4 a 0, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Arouca , porém, dividiu os holofotes com o atacante na coletiva concedida pelo técnico Muricy Ramalho após a vitória. O treinador não poupou elogios ao volante, utilizado em uma nova função diante dos mineiros. Na ocasião, o atleta atuou mais próximo de Felipe Anderson, com menos responsabilidade de marcação e maior liberdade de ataque - Henrique e Adriano assumiram o papel de volantes.


O sucesso na nova função, por sinal, deixou Arouca animado. Não só pelos elogios recebidos depois do jogo contra o Cruzeiro, mas pelo volante concordar que tal versatilidade pode ser um trunfo para ganhar espaço na seleção brasileira - o camisa 5 do Santos foi convocado para o amistoso diante da Colômbia, no próximo dia 14, às 22h30m (horário de Brasília), em Nova Jersey.


- Sempre é bom receber elogios, motiva a sempre querer melhorar. É sempre bom ser versátil, ter mais de uma característica, não só de marcação, mas também chegando à frente. Procuro sempre evoluir. Se o Mano observar e achar que isso é bom para a Seleção, estou aí - descreveu Arouca, que terá a concorrência de Ramires, Sandro e Paulinho por uma vaga no time que Mano Menezes levará a campo.


O bom desempenho no papel de meia não foi fruto do acaso. De acordo com Arouca, na semana do jogo contra o Cruzeiro, o próprio Muricy o informou da intenção de usar o esquema com três volantes no qual ele seria o homem com liberdade para se aproximar do ataque. Tal estratégia foi observada ao longo dos treinos coletivos que antecederam a partida.


- Ele (Muricy) tinha conversado bastante comigo (sobre a nova função). Ele queria me dar essa liberdade para ajudar o Felipe Anderson e não me preocupar muito com a marcação. Isso é o que procurei fazer nos treinamentos, e pude ajudar a equipe tanto no passe como em um dos gols do Neymar - disse Arouca, afirmando, ainda, sentir-se bem no papel tático que deverá exercer a partir de agora no Peixe.


- Deixamos mais uma opção para o professor Muricy. Estou me sentindo bem nessa função, chegando de trás, como homem surpresa, e ele (Muricy) sabe muito bem disso - completou o volante, que tem 152 jogos pelo Santos desde 2010 (58 só na atual temporada), com dois gols marcados.


Clique e veja vídeos do Santos