segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Má fase de André reforça críticas às 14 contratações do Santos no ano


Alyson Gonçalo e Bruno Cassucci - 12/11/2012 - 07:00 Santos (SP)


André - Santos (Foto: Ivan Storti)


O mau momento de André, que, além de fora de forma, não tem jogado bem e está sem marcar gols há um mês, aumenta o coro dos que criticam as contratações do Santos para esse ano. Em 2012, nada menos do que 14 jogadores chegaram à Vila Belmiro, mas nenhum deles conseguiu estourar.


A política do Alvinegro para essa temporada foi apostar em reforços baratos. Prova disso é que nove deles chegaram ao clube sem custos: Bernardo, Bruno Peres, Éwerton Páscoa, Fucile, Gérson Magrão e Juan foram emprestados, enquanto David Braz, Rafael Galhardo e Miralles, envolvidos em trocas com Flamengo e Grêmio, respectivamente.


André, João Pedro e Patito, que demandaram investimento, também não embalaram na equipe.


O fracasso acontece justamente no primeiro ano do Comitê de Gestão santista. Críticos da atual diretoria apontam o modelo de decisões colegiadas como um dos motivos para as más contratações. Como as reuniões da cúpula alvinegra são semanais, isso acarretaria maior morosidade nas negociações e facilitaria para que outros clubes “atravessassem” o Peixe. O argumento é refutado pelos santistas, que garantem conversar diariamente por vídeoconferência.


As críticas pelos insucessos com os reforços respingam até no técnico Muricy Ramalho. Conselheiros e opositores reclamam que o técnico indica mal e tem o respaldo do superintendente de esportes Felipe Faro, que, segundo eles, é inexperiente.


O desempenho na próxima janela de transferências determinará o tom das críticas em 2013. O Santos promete nomes de peso, mas vem encontrando dificuldades no mercado.


Enquanto isso, André pode perder vaga no time. Após cumprir suspensão, Miralles pode vestir a 9, sábado, contra o Figueirense, na Vila.


– O Miralles, quando entrou, deu a resposta, fez gols... mas, infelizmente, contusões tiraram a sequência dele. É um jogador inteligente, principalmente com contra-ataques, o André é de área, faz bem o papel de pivô – comentou Muricy Ramalho.