quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sem pretensões, Santos pode ser 'fiel da balança' do Z-4 no Brasileiro


Em termos de pretensões no Campeonato Brasileiro, a temporada 2012 já terminou para o Santos. O Peixe, contudo, pode ter papel decisivo nas quatro últimas rodadas da competição. O Alvinegro Praiano (em nono lugar com 46 pontos) terá pela frente dois dos três times que ainda lutam contra o rebaixamento - além do Atlético-GO, rival de sábado, às 19h30 (de Brasília), no Bezerrão, único time que já caiu.


Depois de enfrentar o Dragão, o Santos recebe o Figueirense, em casa, no próximo final de semana. Os catarinenses ocupam a vice-lanterna da competição com 29 pontos e podem até já estar rebaixados quando encararem o Peixe, se não derrotarem o Sport no domingo e Bahia ou Portuguesa vencerem Cruzeiro e Botafogo, respectivamente. Em seguida, o Alvinegro Praiano visita o Corinthians no Pacaembu e, na rodada final, recebe o rival Palmeiras no que pode ser um clássico de vida ou morte ao Verdão - atualmente em 18º lugar com 33 pontos e que, até lá, espera ainda estar vivo no Brasileirão.


grupo Santos (Foto: Divulgação / Santos FC)Santos pode ser o fiel da balança dos times que lutam para não cair (Foto: Divulgação / Santos FC)


A possibilidade de ser o "fiel da balança" na reta final do Brasileirão, contudo, não incomoda o Santos. Arouca, por exemplo, entende, por experiência própria, o quão delicado é o momento de Figueirense e Palmeiras. Garante, contudo, que isso em nada preocupa a ele ou ao elenco do Peixe.


- É até complicado falar sobre eles (rivais). Eles estão lutando (contra o rebaixamento), é uma situação delicada. Passei por isso no Fluminense, em 2006, quando acabamos nos livrando só nas últimas rodadas. Mas não temos que nos preocupar com eles. O objetivo é sempre vencer - descreveu.



O Santos não vai procurar ajudar nem tentar derrubar o Palmeiras. Vamos entrar com o objetivo de fazer nosso papel, como fazemos em todos os jogos"


Arouca



Dos adversários em risco, o que mais chama atenção dos torcedores santistas é mesmo o Palmeiras, em razão da rivalidade. Arouca, porém, descarta que o Santos vá enfrentar o Verdão com a preocupação de rebaixá-lo à Série B. De acordo com o volante, o foco do grupo é mostrar serviço projetando 2013 e honrar a camisa do Peixe, mesmo com o time sem maiores objetivos no Brasileirão.


- O Santos não vai procurar ajudar nem tentar derrubar o Palmeiras. Vamos entrar com o objetivo de fazer nosso melhor papel, como fazemos em todos os jogos. Eles vão tentar vencer para sair da atuação situação e nós para mostrarmos futebol. Nesse meio que estamos, temos que matar um leão por dia. Temos que honrar essa camisa. Aqui no Santos, essa é a nossa motivação - destacou o camisa 5, que ainda fez suas apostas para as rodadas finais do Brasileirão.


- Acho difícil o título fugir do Fluminense. Tem todos os méritos, fez um campeonato acima da média. Quanto ao rebaixamento, na minha opinião, ainda está aberto. Penso que pelo que vem jogando, o Sport tem chances de fugir (da Série B). O Palmeiras tem chances também (de escapar). Tem um grande elenco, vai brigar até o final (para seguir na primeira divisão) - concluiu.


Clique e veja mais vídeos do Santos