Clássico de sábado terá duelo de treinadores
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Mais do que um dos principais clássicos de São Paulo ou o reencontro de dois semifinalistas da última edição da Taça Libertadores. Com o Santos desfalcado de Neymar e o Corinthians preservando seus jogadores selecionáveis, as atenções do clássico deste sábado, às 19h30m, no Pacaembu, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileirão, estarão voltadas para os bancos de reservas. Tite e Muricy Ramalho fazem um duelo à parte de dois dos técnicos mais cotados para assumir a Seleção Brasileira.
O que seria uma sexta-feira de tranquilidade para os clubes que não brigam pelo título e estão longe da zona do rebaixamento se transformou em agitação depois do anúncio da demissão de Mano Menezes. Instantaneamente, os comandantes de Timão e Peixe foram alçados, ao lado de Felipão, ao posto de favoritos a ficar com o cargo.
Muricy não descartou aceitar o convite, mas deixou a decisão de ser liberado para a diretoria. Já Tite preferiu não conceder em entrevista coletiva, diferentemente do que faz costumeiramente na véspera das partidas. A direção, porém, se apressou em garantir que não aceitará a liberação sem o pagamento da multa rescisória do contrato – está vinculado até o fim de 2013 – cerca de R$ 5 milhões.
A ambição dos treinadores é um das poucas motivações para o clássico. Com quatro vitórias consecutivas, o Corinthians faz os últimos ajustes para chegar em alta ao Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Mesmo tendo priorizado a Libertadores, o Timão faz boa campanha, aparecendo na quinta colocação, com 56 pontos.
No Santos, a ordem é amenizar a campanha apenas regular que a equipe realizou no Brasileirão – está em décimo lugar, com 49 pontos. Sem nenhuma chance de ir ao torneio mais importante das Américas em 2013, Muricy faz observações para montar o elenco de 2013.
O SporTV transmite a partida para todo o Brasil (menos São Paulo), e você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM, com vídeos exclusivos, a partir das 19h (horário de Brasília).
Corinthians: Tite está temeroso em perder jogadores por contusão pouco antes do Mundial de Clubes. Por isso, decidiu preservar os quatro jogadores que estiveram no Superclássico das Américas, entre Argentina e Brasil, na última quarta-feira, na Bombonera: Fábio Santos, Ralf, Paulinho e Martinez. Ao todo, são seis modificações. Wallace, Anderson Polga, Guilherme Andrade, Edenílson, Romarinho e Emerson entram na equipe. A formação é a seguinte: Cássio, Alessandro, Wallace, Paulo André e Guilherme Andrade; Anderson Polga, Edenílson e Danilo; Emerson, Guerrero e Romarinho.
Santos: Muricy fez um treinamento tático na última sexta-feira e deu pista da equipe para o clássico, no esquema 4-2-3-1. A principal novidade pode ser a entrada de Crystian, lateral-direito de origem, como meia pelo mesmo lado no time titular. Se ele não for o escolhido, a opção é Victor Andrade, variação treinada pelo comandante no CT Rei Pelé, já que Adriano novamente não participou da atividade e é dúvida. Na esquerda, o argentino Pato Rodriguez será o substituto de Neymar, e Felipe Anderson será o principal responsável pela armação. Desta forma, o Peixe deve ir a campo com: Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Arouca, Henrique, Crystian (Victor Andrade), Felipe Anderson e Pato Rodriguez; André.
Corinthians: o lateral-esquerdo Fábio Santos, os volantes Ralf e Paulinho e o atacante Martinez foram preservados em virtude do desgaste físico. O zagueiro Chicão e o meia Douglas estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo recebido na vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, no Beira-Rio.
Santos: Neymar, suspenso com três cartões amarelos. Léo (em recuperação de uma artroscopia no joelho direito), Miralles (edema no músculo posterior da coxa esquerda), Edu Dracena (ruptura do ligamento do joelho esquerdo), Galhardo (problema no músculo adutor da coxa esquerda), Fucile (lesão no ligamento do pé esquerdo), Ewerton Páscoa (adutor da coxa direita), Alison (ruptura de ligamento), Paulo Henrique (ruptura de ligamento) e João Pedro (torção no joelho direito) estão vetados pelo departamento médico. Além deles, o volante Adriano, com problema no músculo adutor da coxa direita, ainda é dúvida.
Corinthians: Cássio, Emerson, Fábio Santos, Guilherme, Martínez e Ramírez.
Santos: Adriano, André, Felipe Anderson, Henrique, Léo e Pato Rodriguez.
Raphael Claus (SP) apita a partida, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP). Raphael Claus arbitrou dez jogos no Brasileirão, marcou 324 faltas (média de 32,4 por jogo), aplicou 57 amarelos (média de 5,7 por jogo), três vermelhos (média de 0,3 por jogo) e três pênaltis (média de 0,3 por jogo). O campeonato tem média de 5 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbtiro apitou dois jogos do Peixe na Série A deste ano: Portuguesa 0 x 0 Santos (7ª rodada) e Santos 1 x 3 Portuguesa (26ª rodada).
Corinthians: Emerson. Reserva contra o Internacional, Sheik volta a ser titular com a missão de recuperar espaço. Depois de um semestre de poucas atuações por causa de lesões, o herói do título da Libertadores corre contra o tempo para convencer o técnico Tite de que merece ser titular no Mundial de Clubes.
Santos: Felipe Anderson. O meia de 19 anos foi o destaque na vitória por 2 a 0 sobre o Figueirense, com um gol e uma assistência para Pato Rodriguez, no último sábado, na Vila Belmiro. Na ocasião, o jogador foi observado por olheiros do Milan, da Itália. Felipe Anderson é o atleta do elenco que mais atuou no Brasileirão, com 33 partidas.
Alessandro, lateral-direito do Corinthians: “O Neymar é o melhor jogador em atividade no Brasil. No final das contas, temos de nos preocupar com quem estará dentro de campo. Quem tiver oportunidade vai querer mostrar trabalho para o Muricy. Isso exige uma atenção grande. Nossa preparação é para fazer o melhor, independentemente da ausência de um ou outro atleta”.
Felipe Anderson, meia do Santos: "Não existe clássico sem valor, assim como não tem jogo nenhum no futebol que não valha nada. Trabalhamos debaixo de sol todos os dias, não podemos jogar por jogar. Temos que honrar a camisa, deixar o sangue, dar o que tivermos, até ficarmos exaustos".
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* A defesa segue como um dos destaques do Corinthians nesta temporada. Em 2012, o Timão sofreu 56 gols em 72 jogos, não foi vazado em 31 partidas e apenas em 11 oportunidades sofreu mais de um gol na mesma partida. O Timão foi campeão da Libertadores com apenas quatro gols sofridos em 14 jogos.
* Este ano, o Corinthians disputou 39 jogos no Pacaembu, com 27 vitórias, sete empates e cinco derrotas, marcando 65 gols e sofrendo 27. Em suas últimas 80 partidas no Pacaembu, o Timão venceu 52 vezes, empatou 16 e sofreu 12 derrotas com um aproveitamento de 72%.
* O Santos disputou 73 partidas nesta temporada 2012, obtendo 35 vitórias, 19 empates e 19 derrotas, com 129 gols a favor e 73 contra. Neymar com 41 gols e Alan Kardec com 11 são os artilheiros do Peixe na temporada.
* Esta é a quinta partida entre Corinthians e Santos este ano. No Paulistão, o Peixe venceu por 1 a 0, na Vila Belmiro, gol de Ibson. Pelas semifinais da Libertadores, o Timão venceu por 1 a 0, na Vila, gol de Emerson. As equipes empataram por 1 a 1, no Pacaembu, gols de Neymar e Danilo. No primeiro turno do Brasileirão, vitória santista por 3 a 2 na Vila.
* O Pacaembu já foi palco 93 vezes do clássico entre Santos e Corinthians. No estádio preferido dos corintianos, o Timão leva vantagem com 35 vitórias e 30 empates, contra 28 vitórias santistas (145 gols do Corinthians e 131 do Peixe).
Corinthians e Santos se enfrentaram pela última vez no dia 19 de agosto em uma partida repleta de polêmicas na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. O Peixe venceu por 3 a 2 com muitos protestos do Timão. O segundo gol do clube do litoral foi anotado pelo André em um lance com três impedimentos, todos validados pela arbitragem. O centroavante fez outro, com Bruno Rodrigo completando. Danilo e Martinez anotaram para os paulistanos.