quarta-feira, 3 de abril de 2013

'Tendência no mata-mata é usarmos a Vila Belmiro', diz vice do Santos


O Santos transferiu o jogo da quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), contra o São Caetano, pela 17ª rodada do Campeonato Paulista, para o Pacaembu. No entanto, esta deve ser a última partida do Peixe como mandante fora da Vila Belmiro no Estadual. Pelo menos a princípio, o clube pretende contar com a tradicional "pressão" do estádio alvinegro para o mata-mata.


Segundo o vice-presidente do Santos (e mandatário em exercício, devido à licença médica de Luis Alvaro Ribeiro), Odílio Rodrigues, a diretoria ainda aguarda a classificação "matemática" do Peixe e a definição dos adversários para avaliar o melhor local para se mandar os jogos decisivos. No entanto, o dirigente entende que o clima de "alçapão" na Vila deve ser levado em consideração no processo.


- Temos o compromisso com a nossa torcida em São Paulo, que é grande, de levar alguns jogos para lá. Ainda temos de esperar a classificação ficar garantida e analisar. Mas a tendência do mata-mata é que usemos a Vila Belmiro. Vai depender dos jogos, de qual o adversário, quais as condições de jogo... Entendemos que a Vila tem o aspecto da pressão, o que é algo importante. Mas a análise só poderá ser feita mais adiante - diz Odílio.


gramado Santos reforma Vila Belmiro (Foto: Divulgação)Vila Belmiro deve abrigar os jogos do Santos na fase de mata-mata do Paulistão (Foto: Divulgação)


A opção pela Vila Belmiro, se concretizada, atende à preferência do elenco e do técnico Muricy Ramalho, que em diversas outras situações já defenderam a "casa" santista para jogos decisivos. Em 2013, inclusive, o Peixe tem ótimo aproveitamento no estádio: em seis jogos, cinco vitórias e apenas um empate (2 a 2 com o Mogi Mirim, na última quinta-feira).


E para o Santos, que luta pelo inédito tetracampeonato paulista, a Vila já se mostrou uma forte aliada, especialmente contra os maiores rivais. Em 2010, o Peixe fez uso do estádio na semifinal contra o São Paulo e levou a melhor, ao vencer por 3 a 0. No ano seguinte, o Alvinegro recebeu o Corinthians na Vila pela decisão e também triunfou: bateu o rival por 2 a 1.


Vale lembrar, no entanto, que os mandos de campo das fases de mata-mata pertencem a Federação Paulista de Futebol (FPF), e serão definidos em um conselho técnico, envolvendo os clubes classificados, realizado após o final da primeira fase. Passadas 16 rodadas do Estadual, o Santos ocupa o terceiro lugar com 32 pontos.