sexta-feira, 26 de abril de 2013

Artilheiro do Ano: Pedro Gusmão, do Bacabal, faz cinco gols e entra na briga


Pedro Gusmão - atacante do Bacabal (Foto: Reprodução/TV Mirante)Pedro Gusmão, do Bacabal, é o artilheiro do

Maranhense (Foto: Reprodução/TV Mirante)


O atacante Pedro Gusmão, do Bacabal, se aproveitou da folga da maioria dos líderes do Prêmio Artilheiro do Ano, neste meio de semana, e entrou de vez na disputa. Com uma atuação espetacular, o jogador marcou cinco gols na vitória de 6 a 1 do seu time sobre o Americano-MA, na noite de quinta-feira, e chegou aos 15 na temporada, saltando para quinta colocação da lista junto com Hernane , do Flamengo, e Elton , do Náutico.


Logo atrás, com 14, vem Joélson, do Porto-PE, que deixou a sua marca na derrota para o Salgueiro por 2 a 1, também na quinta, pelo Campeonato Pernambucano. Na sétima colocação, o atacante tem a companhia de Marciel, do Guarany de Sobral, que passou em branco na derrota por 2 a 0 para o Icasa, na última quarta-feira.


A liderança do ranking segue com o atacante Giancarlo, ex-Ferroviário, com 19 gols. O jogador, que deixou clube cearense na quinta-feira passada, acertou com o Vitória. Sua estreia no Rubro-negro baiano pode acontecer no próximo domingo, no clássico contra o Bahia. Careca, do Cene, com 17, e David Dener, da Desportiva Ferroviária, com 16, seguem na cola do líder.


Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.


Confira a lista de artilheiros do ano:


Prêmio Friedenreich Artilheiro do Ano 25/04 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)


O PRÊMIO


O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.


O HOMENAGEADO


Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.


OS VENCEDORES


2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols

2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols

2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada

2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols

2012 - Neymar (Santos), com 43 gols


Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)