segunda-feira, 29 de abril de 2013

À espera da estreia do filho no Peixe, Pelé diz: 'Sofro mais fora que dentro'


Dois dos filhos de Pelé decidiram se aventurar no futebol. O primeiro deles foi Edinho, goleiro do Santos por cinco anos e que atualmente integra a comissão técnica de Muricy Ramalho, no Peixe. O mais novo herdeiro do Rei no mundo da bola é Joshua, atacante de 16 anos que chegou ao clube em fevereiro ano para defender a equipe sub-17.


Joshua ainda não estreou, mas Pelé já está na expectativa e reconhece que é mais fácil estar no campo do que na torcida.


- Tive a felicidade de nascer como o melhor artilheiro, de fazer os goleiros sofrerem, a família dos goleiros sofrer (risos)... Daí o Edinho virou goleiro do Santos (risos). Aí passa o tempo e vem o Joshua, aprovado aqui no Santos. A pressão é grande, a gente sofre muito mais do lado de fora do que lá dentro. Mas eu espero que Deus dê forças ao Joshua, que o ajude. Aconteça o que acontecer, estarei aqui para apoiar - disse o Rei, em entrevista ao programa "Corpo em Ação", da TV Tribuna.



Pelé admitiu que o "sofrimento" de ser pai de um atacante é menor que o de se ter um herdeiro goleiro.


- Se você perde o gol, perdeu. Mas se tomar gol, é mais sofrido (risos) - brincou.


O Rei contou que conversa bastante com Joshua e passa orientações semelhantes às do pai, Dondinho. O Atleta do Século se disse na torcida para que o filho até o supere dentro de campo.


- O que eu passo para ele é exatamente o que aprendi com meu pai. O Dondinho também foi muito conhecido em Bauru e era marcado pelos gols de cabeça. Todo mundo achava que o Pelé tinha de ser igual ao Dondinho. Eu dizia que queria ser melhor que meu pai, que Deus me ajude. Meu pai me deu instruções e educação para eu ser melhor que ele. Alguns amigos dizem: você vê? Era o filho do Dondinho, agora é o pai do Pelé (risos). Espero que o Joshua tenha a sorte que eu tive e seja melhor que o pai dele (risos) - concluiu.


Joshua filho de Pelé (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC)Joshua defende o sub-17 do Peixe (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC)