Santos e Palmeiras, que neste sábado decidem uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista, em partida na Vila Belmiro, às 16h15, com transmissão do SporTV, fizeram também um jogo decisivo no Estadual de 2009. Na ocasião, o time santista levou a melhor e venceu as duas partidas da fase semifinal, que garantia um lugar na grande decisão. O relembra como foram os dois jogos.
O primeiro encontro, no dia 11 de abril daquele ano, aconteceu na Vila Belmiro, num jogo eletrizante. E não demorou muito para sair o primeiro gol. Diego Souza puxou contra-ataque e deu passe para Cleiton Xavier. O meia viu Keirrison na área e fez o lançamento. Na primeira chance, o atacante bateu e Fábio Costa pegou. No rebote, Keirrison colocou de cabeça no fundo das redes.
O gol de empate do Santos saiu pouco tempo depois, aos 18 minutos. Triguinho cobrou escanteio, a zaga do Palmeiras falhou e a bola foi para o meio da grande área. Kléber Pereira teve tempo de dominar e bater cruzado no contrapé do goleiro Marcos.
O segundo tempo não deixou nada a desejar. Logo no primeiro minuto, Neymar recebeu na entrada da área, girou sobre Maurício Ramos e chutou no cantinho direito de Marcos. A partida continuou emocionante, mas ninguém mais balançou a rede, e o Santos venceu por 2 a 1.
Uma semana depois, num Parque Antártica lotado, apesar de ter a vantagem do empate, o Santos se lançou ao ataque e abriu o placar aos 17 minutos. Madson aproveitou falha da zaga alviverde após tiro de meta de Fábio Costa e passe de Neymar e fez 1 a 0 para o Peixe.
No segundo tempo, aos oito minutos, Neymar foi derrubado na área por Mauricio Ramos e o árbitro marcou o pênalti. O zagueiro do Palmeiras também foi expulso. Na sequência, Kleber Pereira acertou o pênalti e aumentou a vantagem, que no placar somado chegava a 4 a 1. Aos 29 minutos, o Palmeiras, já sob vaias da torcida, diminuiu num chute de fora da área de Pierre , que contou com a ajuda de Fábio Costa, que levou um frango.
O Palmeiras ainda precisava de mais dois gols e o jogo ficou ainda mais quente com a entrada de Domingos no lugar de Neymar. Quase que no mesmo instante que entrou em campo, o zagueiro do Santos começou uma discussão com Diego Souza, e ambos foram expulsos. Paulo Henrique Ganso, ainda buscando um lugar no time titular, começava a ganhar os holofotes no futebol brasileiro. Com nova vitória por 2 a 1, o Santos foi à final, mas acabou derrotado pelo Corinthians, que ficou com o título paulista de 2009.
Confira a escalação do segundo jogo:
Palmeiras: Marcos; Fabinho Capixaba, Danilo, Maurício Ramos e Pablo Armero; Pierre, Jumar (Ortigoza), Evandro (Marcão) e Diego Souza; Lenny (Deyvid Sacconi) e Keirrison. Técnico: Vanderlei Luxemburgo .
Santos: Fábio Costa; Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Triguinho; Germano, Roberto Brum (Pará), Madson, Paulo Henrique Ganso; Neymar (Domingos) e Kléber Pereira (Roni). Técnico: Vagner Mancini.