Agora é pra valer. Na luta pelo tetra, o Santos FC inicia a fase decisiva do Campeonato Paulista neste sábado (27). Em duelo único das quartas de final do Estadual, o Peixe joga o clássico contra o Palmeiras na Vila Belmiro, às 16h15.
O Alvinegro Praiano tem 90 minutos para se garantir em sua quinta semifinal de Paulistão seguida. Em caso de empate, a decisão da vaga será conhecida nos pênaltis. O vencedor do confronto enfrenta o ganhador de Mogi Mirim e Botafogo, que jogam neste sábado (27), a partir das 18h30, em Mogi Mirim (SP).
O Santos FC tem a vantagem de atuar em casa por ter alcançado a terceira posição na primeira etapa do Estadual. Em 19 rodadas, o time de Muricy Ramalho somou 39 pontos, depois de 11 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. Foram 35 gols marcados e 21 sofridos.
Já o Palmeiras foi o sexto colocado na fase de classificação da competição. Nos 19 jogos disputados, a equipe dirigida por Gilson Kleina obteve 34 pontos, após nove triunfos, sete empates e três derrotas.
Um dos empates de ambos os times ocorreu no encontro dos rivais no primeiro turno. No dia 24 de março, Santos FC e Palmeiras empataram em 0 a 0 no Pacaembu.
Time ainda indefinido
O técnico Muricy Ramalho ainda não tem o Santos FC escalado para o confronto deste sábado (27). Com o falecimento do irmão, o lateral direito Galhardo está dispensado do desafio. Giva, com uma inflamação no púbis, e Bruno Peres, em recuperação de uma lesão no adutor da coxa esquerda, também estão fora.
Já Neymar, com um incômodo no músculo posterior da coxa esquerda, é dúvida para o clássico.
Por outro lado, os recuperados Marcos Assunção e Miralles treinaram ao longo da semana e estão relacionados para o duelo.
Retrospecto
Santos FC e Palmeiras já se enfrentaram 301 vezes na história dos dois clubes. Foram 129 vitórias do rival, 93 do Peixe, além de 79 empates. O time da Vila Belmiro anotou 440 gols, enquanto o do Palestra Itália, 530.
Em Campeonatos Paulistas, foram 177 desafios, com 50 vitórias do Santos FC, 88 do Palmeiras, além de 39 empates. O Alvinegro Praiano fez 236 gols e o rival, 327.
Arbitragem
Guilherme Ceretta de Lima apita o clássico deste sábado (27). Alberto Poletto Masseira e Maria Nubia Ferreira Leite bandeiram o desafio. Marcio Roberto Soares é o quarto árbitro. Flávio Rodrigues Guerra e Antonio Rogério Batista do Prado atuam como árbitros adicionais.
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao