terça-feira, 30 de abril de 2013

Único 100% do Peixe em 2013, Rafael se aproxima de top 10 dos goleiros


rafael santos (Foto: Lincoln Chaves)Rafael curte bom momento no Santos e festeja

longa sequência de jogos (Foto: Lincoln Chaves)


Aos 22 anos, Rafael Cabral já ostenta números significativos no Santos. Titular desde 2010, ele participou dos seis títulos obtidos pelo Peixe no período, sendo também o mais jovem goleiro a vencer a Taça Libertadores (em 2011, tinha 21 anos, um mês e dois dias). O camisa 1, agora, está próximo de outro feito: entrar para o ranking dos dez arqueiros que mais vezes defenderam o Alvinegro na história.


Com 183 jogos pelo Santos, Rafael ocupa a 12ª posição no ranking, empatado com Ciro Maciel (1934-1940/1943) e 11 partidas atrás do 10º colocado da lista, Edinho – que, aliás, faz parte da comissão técnica de Muricy Ramalho. Com a reta final do Campeonato Paulista, além de Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, a expectativa é que o goleiro alcance a meta ainda este ano.


– Isso (possibilidade de entrar no top 10 do Santos) representa muita coisa. Para mim, já é um sonho estar no Santos. Ser campeão, então, é algo ainda maior. Conquistamos o tricampeonato paulista, que só a geração do Pelé tinha conseguido, além da Libertadores após 48 anos... Tudo isso é um sonho. Estar perto de ser um dos dez goleiros que mais defenderam o clube é muito gratificante, ainda mais porque, como sou novo, posso até subir no ranking. É algo significativo – disse, em seu apartamento, em Santos.


Os números de Rafael em 2013 corroboram com o otimismo: é o único do elenco que atuou em todos os 22 jogos do Santos na temporada. Feito que o herói das semifinais do Paulistão credita, principalmente, à comissão técnica do Peixe.


– Para o goleiro, é importante estar sempre jogando, pois dá confiança e ritmo. Quando se fica parado, contundido, sem jogar, perde muito. Fico feliz que esteja dando certo. O Santos tem uma estrutura extraordinária, o Oscar e o Arzul (preparadores de goleiro) fazem um trabalho sensacional. Tudo isso me ajuda a jogar bem e estar sempre à disposição. Fico feliz pelo Muricy confiar no meu trabalho – celebrou.


Rafael volta a campo pelo Santos neste sábado, às 18h30m (de Brasília), contra o Mogi Mirim, no Romildão, pela semifinal do Campeonato Paulista. Será o 185º jogo do goleiro pelo Peixe. Além de diminuir a diferença para Edinho, o camisa 1 também se aproxima do 11º colocado do ranking de arqueiros que mais defenderam o Alvinegro na história: Zetti, com 188 atuações.