domingo, 28 de abril de 2013

Muricy vê cobrança excessiva a Neymar: ‘Estão agredindo demais’


As vaias e gritos de “pipoqueiro” dirigidos a Neymar no empate da Seleção com o Chile, na última quarta-feira, pelos torcedores que compareceram ao Mineirão irritaram o técnico Muricy Ramalho , do Santos.


Incomodado com a reação, o treinador avaliou que a torcida brasileira anda “agredindo demais” o atacante, a quem considera como a principal esperança do Brasil para a Copa do Mundo de 2014.


O assunto Neymar foi tema de praticamente toda a entrevista coletiva de Muricy após a classificação do Santos à semifinal do Campeonato Paulista – o Peixe empatou com o Palmeiras em 1 a 1 no tempo normal, batendo o rival nos pênaltis por 4 a 2, na Vila Belmiro (veja no vídeo acima).



Temos de ter carinho com esse fenômeno. As pessoas estão agredindo demais. O brasileiro está ficando um pouco chato"


Muricy, em defesa a Neymar



O treinador, inclusive, citou a participação do atacante no clássico como exemplo. Ele destacou que o astro, mesmo no sacrifício (o camisa 11 deixou o jogo de quarta com dores na coxa esquerda e era dúvida até minutos antes da partida contra o Alviverde), foi a campo diante do Verdão e mostrou disposição e profissionalismo.


– Temos de ter carinho com esse fenômeno. Quase não temos ídolos no País, e acabamos maltratando como no último jogo (contra o Chile). O que ele jogou e correu hoje (sábado) foi espantoso pela contusão que ele teve. Temos de preservar nossos ídolos e ele mostrou que, se temos alguma chance de ir bem no Mundial, ela passa por esse jogador. As pessoas estão agredindo demais. O brasileiro está ficando um pouco chato em relação a isso – disparou.


– Eu conheço muito jogador que valoriza a dor, mas ele (Neymar) fez teste hoje (sábado) e disse que estava dentro. Não quis saber de mais nada. Um cara desses não pode ser criticado dessa forma toda hora. Outro no lugar dele não jogaria. Mas ele foi para o pau. Jogou muito, correu, quase fez gols. Acho que temos de rever a quantidade de críticas que estamos fazendo a ele – emendou Muricy.


faixa torcida santos neymar e palmeiras paulistão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcida do Santos levou faixas para apoiar Neymar na Vila (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


Muricy disse, ainda, repensar a opinião que sempre sustentou, sobre a ida de Neymar para a Europa antes de 2014. Para justificar, o treinador recordou o caso do meia-atacante Mario Götze, do Borussia Dortmund, que, mesmo negociado com rival Bayern de Munique dias antes da equipe encarar o Real Madrid pela Liga dos Campeões, não foi vaiado durante o jogo – o alemão teve boa atuação e deu uma das assistências para os gols de Robert Lewandowski na goleada dos germânicos por 4 a 1.


Muricy ramalho santos coletiva (Foto: Marcelo Hazan)Muricy, em entrevista coletiva (Foto: Marcelo Hazan)


– O número 10 (do Borussia) foi vendido para o Bayern, a torcida não gostou, mas não vaiou o cara em campo. Se isso acontecesse no Brasil, pelo amor de Deus... O cara (Neymar) é diferente, daí vão lá vaiar o cara? Por isso, estou chateado. E tem mais uma coisa. Ele é um ídolo bom, é um cara bom, um exemplo para a molecada. Atende bem a todos, humilde. Temos de dar um tempo. Ele tem só 21 anos – criticou.


Na sequência, Muricy foi questionado se vê Neymar "de saco cheio".


– Eu acho que ele está. Eu sempre defendi que ele permanecesse no Brasil, caso contrário, não teria mais ninguém (no Brasil). Com ele, são aeroportos cheios, hotéis cheios... É o único. Às vezes, o cara oscila, a gente tem de entender. No começo, eu não sabia se ele jogaria lá (na Europa), porque tem 300 como ele. Esse era meu medo. Vai lá fazer o quê? Se ele fica lá parado, pode ser que a gente o perca para o Mundial. Só que agora já acho diferente. Também estou de saco cheio de ouvir certas coisas – finalizou.