terça-feira, 18 de novembro de 2014

BLOG: Atléticos, Fluminense, Grêmio e Vitória são favoritos na rodada 35

veja todos os posts Quarta-feira, 19/11/2014 às 00:13 por Valmir Storti

Botafogo x Figueirense - O Botafogo tem o sétimo pior desempenho como mandante, e o Figueirense o oitavo melhor como visitante, mas em queda livre porque no segundo turno simplesmente não venceu fora: foram seis derrotas, um empate e dois gols marcados. Já o Botafogo tem nove jogos como mandante no segundo turno com três vitórias, um empate e cinco derrotas, com nove gols marcados. O Botafogo está menos pior.


Atlético-PR x Santos - Ainda que derrotado na rodada passada com um desempenho sonolento contra o Sport, o Atlético-PR tem o nono melhor desempenho como mandante, sendo que no segundo turno ganhou cinco e perdeu uma, com nove gols marcados. O Santos vive um momento péssimo no Brasileirão, com quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos. Como visitante, no segundo turno o Peixe fez oito partidas, venceu duas, empatou duas e perdeu quatro, com 12 gols marcados. Ainda assim, tem o nono melhor desempenho como visitante. O Furacão é favorito.


Vitória x Coritiba - Dono da segunda pior performance entre os mandantes, o Vitória melhorava consideravelmente sua campanha em casa no segundo turno, com quatro vitórias consecutivas, mas nos últimos quatro jogos ganhou um (Criciúma), empatou um (Goiás) e perdeu dois (Cruzeiro e São Paulo). Tem uma ótima chance para voltar a dar alegria à sua torcida porque recebe o praticamente nulo (quando visitante) Coritiba, com suas seis derrotas e um empate fora de casa no segundo turno. O Vitória tem de confirmar seu favoritismo em Salvador.


Criciúma x Bahia - O Criciúma é o quinto pior mandante e vive seu pior momento como tal, com três derrotas (Atlético-PR, São Paulo e Grêmio) seguidas. Antes venceu três e empatou uma no segundo turno, com nove gols nesta fase. Recebe o Bahia, quinto pior visitante na competição e com uma vitória, um empate e seis derrotas no segundo turno, com sete gols. Difícil.


Goiás x Corinthians - O jogo será no Mangueirão, em Belém-PA, mas o mando é do Goiás, que tem o nono melhor desempenho assim (junto com Atlético-PR e Flamengo) e vive um momento bastante positivo, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas (Atlético-MG e Fluminense) no segundo turno. Só que recebe o terceiro melhor visitante, que um momento irregular fora de casa, com três vitórias, um empate e quatro derrotas no segundo turno. Jogou em Salvador no domingo, agora vai ao Pará... A previsão do tempo é de máxima de 33 graus pela manhã e chuva à noite. É um desgaste significativo, e o Timão pode encontrar dificuldades por lá, apesar de ter uma equipe tecnicamente superior.


Palmeiras x Sport - Dia histórico em São Paulo, com o Palmeiras reinaugurando seu estádio, agora uma moderníssima arena. A apenas três pontos da zona do rebaixamento, vai enfrentar um adversário frágil como visitante, ainda que venha de vitória no fim de semana em Curitiba contra o Atlético-PR, que não jogou nada, diga-se. O Sport é o quinto pior visitante, sendo que nos últimos 11 jogos fora perdeu nove, empatou um e só ganhou esse último. Ainda que inaugurações de estádio sejam tensas para seus proprietários, o Palmeiras seja o quarto pior mandante, venha de duas derrotas (Santos e Atlético-MG) e um empate (Corinthians) nos últimos três jogos de que teve o mando, é provável que o Verdão se imponha na volta para casa, pois o adversário não tem mostrado muito futebol fora de Recife, tendo vencido 18% dos jogos fora enquanto o Palmeiras venceu 41% dos jogos em casa.


Atlético-MG x Flamengo - O Atlético-MG tem de vencer para deixar o Internacional (que disputou um jogo a mais) para trás na luta por uma vaga na Copa Libertadores. Em casa não perde desde a terceira rodada e no segundo turno empatou duas e venceu cinco. Os números indicam forte favoritismo para o Galo, pois o Fla no segundo turno venceu uma, empatou três e perdeu quatro quando visitante.


Fluminense x Chapecoense - O Flu é outro que conta com forte favoritismo na rodada, ainda que jogue pressionado pela necessidade de conquistar os três pontos para se manter com chances de Libertadores. Recebe o oitavo melhor visitante, mas em queda abissal no segundo turno com seis derrotas e um empate (na rodada passada, Atlético-MG). A favor do mandante também o fato de ter o sexto melhor desempenho em casa e vir de quatro vitórias e três empates no segundo turno quando jogou em casa.


Grêmio x Cruzeiro - Jogaço da rodada, reúne o segundo melhor mandante e o melhor visitante do campeonato. O Tricolor gaúcho tem seis vitórias, um empate e uma derrota em casa no segundo turno, período em que o Cruzeiro teve três vitórias, dois empates e duas derrotas (São Paulo e Flamengo). A favor do Grêmio o fato de o Cruzeiro ter cinco gols nos últimos sete jogos fora e o Grêmio ter sofrido dois gols nos últimos oito jogos em casa, tudo isso válido pelo segundo turno. O Grêmio, em casa, é favorito.


São Paulo 1 x 1 Internacional - Fiz todos os textos pensando se manteria ou não os dados de São Paulo e Internacional apesar de o jogo já ter sido disputado. Resolvi deixar como informação a respeito do desempenho deles em casa e fora.


P.S.: Demorei para conseguir subir o texto porque estou viajando para um curso sobre análise de desempenho e monitoramento de equipes com o inglês Clwyd Jones, da Universidade de Futebol Solent em Southampton e que está em São Paulo para o 2º Encontro Internacional de Futebol Unisport. Ótima oportunidade para aprender e ter contato com ex-jogadores e analistas de desempenho de clubes como o Corinthians, entre outros profissionais que estão participando. Ficou em cima, mas consegui fazer. Bom jogo!


futebol sem chute - rodada35


0


FECHAR


veja todos os posts


LEIA O PERFIL DO AUTOR


OCULTAR O PERFIL DO AUTOR




Jornalista desde 1993, trabalhou nos jornais "Folha de S. Paulo", "Lance!" e "Diário de S. Paulo". Co-autor dos livros "A História do Campeonato Paulista" (1997) e "Todos os Jogos do Brasil" (2006). Analisa scouts para prever probabilidades em jogos.


Veja posts antigos do blog Futebol Sem Chute


SOBRE A PÁGINA