terça-feira, 11 de novembro de 2014

Santos sente ausência de Geuvânio e não consegue vencer sem o atacante


Geuvânio Santos (Foto: Vitor Pajaro / Santos FC)Geuvânio se recupera de lesão: ausência dele foi sentida pelo Peixe (Foto: Vitor Pajaro / Santos FC)


Fora de combate desde os 34 minutos do primeiro tempo da derrota por 1 a 0 para o Fluminense, na Vila Belmiro - quando o placar ainda estava empatado sem gols - o atacante Geuvânio tem feito falta ao Santos. Desde que ele sofreu uma lesão no músculo reto femural da coxa esquerda diante dos cariocas, o Peixe não venceu mais. De lá para cá, foram cinco jogos, três empates e duas derrotas, que culminaram na eliminação santista da Copa do Brasil e no fim das chances do time chegar à Libertadores pelo Brasileirão.


Geuvânio vinha sendo peça importante no time comandado por Enderson Moreira. O atacante, que perdeu espaço com Oswaldo de Oliveira, recuperou a vaga com o atual treinador. Com o jogador em campo sob comando do novo técnico, foram seis vitórias, três derrotas e cinco gols marcados pelo atleta santista.


A ausência de Geuvânio nos jogos contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, foi muito lamentada por Enderson nas últimas entrevistas. Faz sentido. O jogador, que costuma ser escalado pela direita, se destaca na velocidade e na habilidade com a perna esquerda - apesar de não ter a mesma eficiência quando tenta os lances com a direita. Além disso, desde o início do ano, ele tem mostrado bom entrosamento com o atacante Gabriel, que venceu a concorrência com Leandro Damião e se firmou como centroavante titular da equipe.


- Lamentamos muito a ausência do Geuvânio, que cresceu muito. Com a contusão e o problema do Thiago (Ribeiro, atacante, que tem desfalcado o Santos após perder peso devido à gastrite), temos dificuldades. São jogadores rápidos e que atuam em uma posição que temos de trocar de atletas constantemente, pois são muito exigidos na questão física. Acabamos perdendo opções - comentou Enderson antes da partida de volta contra o Cruzeiro, na última quarta-feira.


Não é de agora que Geuvânio tem sido importante. Vice-artilheiro do Santos na temporada (14 gols) e atleta com mais assistências na equipe (17), ele é o jogador mais participativo do elenco. Ou seja: a cada 10 gols feitos pelo Alvinegro em 2014, ele esteve envolvido em três. O atacante ainda não previsão de retorno aos gramados, mas deve voltar a treinar na próxima semana.