quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Com ataques fortes e tradição, Santos e Cruzeiro decidem vaga na final


Cruzeiro x Santos - mineirão (Foto: Cristiane Mattos / Futura Press / Agência Estado)Cruzeiro x Santos - mineirão (Foto: Cristiane Mattos / Futura Press / Agência Estado)


Final da Taça Brasil de 1966. Semifinal da Copa do Brasil de 2000. Primeira fase da Copa Sul-Americana de 2006 e vários outros jogos marcantes pela qualidade das equipes. Santos e Cruzeiro fazem nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Vila Belmiro, a quarta decisão de mata-mata da história de um confronto marcado por gols (172 em 58 jogos, média de 2,95 por partida) e craques - confira o histórico na Futpédia.


Os mineiros estão com a vantagem devido à vitória por 1 a 0 no jogo de ida, na última quarta, no Mineirão - Willian fez o gol. Empate ou até derrota por um gol de diferença, desde que marque na Vila, classificam a Raposa. O Peixe, para seguir vivo, tem de ganhar por, pelo menos, dois gols. Se der Santos por 1 a 0, o adversário de Flamengo ou Atlético-MG na decisão sairá nos pênaltis.



O jogo desta quarta pode decidir o futuro do Santos em 2014. Com a equipe oito pontos atrás do G-4 no Brasileirão, a Copa do Brasil se tornou a melhor (talvez única) via para o time retornar à Taça Libertadores. Com força máxima, o Peixe aposta no retrospecto de Robinho, decisivo no torneio até agora, na força do ataque (um dos mais positivos do Brasil no ano, com 107 gols) e na Vila lotada, onde o Peixe tem mais de 80% de aproveitamento na temporada.


O Cruzeiro quer manter o sonho de conquistar novamente a Tríplice Coroa, alcançada em 2003. Para isso, quer garantir uma vaga na final da Copa do Brasil. Contra o Peixe, o time terá reforços. Destaque do primeiro jogo da semifinal, Willian se recuperou de uma lesão na costela e deve ser novamente titular, assim como Ricardo Goulart, poupado no último fim de semana (vitória sobre o Botafogo) e que chega inteiro para este duelo.


Dewson Fernando Freitas da Silva apita o jogo, auxiliado por Bruno Boschilia e Cleriston Clay Barreto Rios. A TV Globo transmite a partida no estado de São Paulo, com narração de Cleber Machado e comentários de Walter Casagrande e Leonardo Gaciba). O SporTV 2 e o PFCI passam o confronto para todo o Brasil, com narração de Milton Leite e comentários de Maurício Noriega e Roger Flores. O GloboEsporte.com acompanha o duelo em Tempo Real com vídeos.


HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)


Santos: o técnico Enderson Moreira pode promover ao menos uma mudança na equipe que foi derrotada por 2 a 1 para o Internacional, no domingo. A dúvida está no meio-campo: Alison ou Renato. No treino de terça-feira, o comandante ainda testou mais duas possibilidades: Caju na vaga de Eugenio Mena e Jorge Eduardo na de Rildo. Como David Braz é dúvida com dores nas costas, Bruno Uvini deve ser o titular. O Peixe deve atuar com: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Bruno Uvini e Mena; Alison (Renato), Arouca e Lucas Lima; Rildo, Gabriel e Robinho.


Cruzeiro: o técnico Marcelo Oliveira não confirmou o time, mas deve ir com força máxima. Ricardo Goulart volta, após ser poupado no último jogo; Willian está recuperado de uma fissura na costela e também deve ser titular. O provável Cruzeiro tem: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Marcelo Moreno.


HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)


Santos: os atacantes Thiago Ribeiro (readquire a forma física após se recuperar de uma gastrite) e Geuvânio (lesão no músculo reto femural da coxa esquerda). O lateral-direito Victor Ferraz não está à disposição por já ter atuado pelo Coritiba na competição.


Cruzeiro: Marquinhos não pode defender o Cruzeiro na Copa do Brasil, pois já disputou a atual edição do torneio pelo Vitória, antes de ser contratado pela Raposa. Além dele, o meia Alisson, com uma lesão muscular, não joga. Rafael e Tinga seguem se recuperando de cirurgias.