sábado, 1 de novembro de 2014

Criador da "Santos Mil Grau" diz que página mudou cotidiano do Peixe


Se para o torcedor mais fanático do Santos o número de título deve ser ilimitado, para dois torcedores as piadas também devem ter o mesmo peso das conquistas. Em março de 2013, o estudante de Logística, Matheus Gomes, decidiu criar uma das páginas de entretenimento mais acessadas na rede social Facebook. Trata-se da 5ant0s M1l Gr4u, página dedicada para "tirar uma onda" do atual elenco santista - mas os times rivais também não ficam de fora da chamada "zoeira".


- Também fazemos piadas com as equipes que o Santos vai jogar, seja no Brasileiro, na Copa do Brasil, Libertadores. Mas eu pensei num humor mais direcionado - diz o idealizador principal da página, que possui atualmente mais de 43 mil seguidores.


Além de Matheus, a página conta com outros cinco participantes. Alguns deles são os chamados administradores, que representam os membros que tomam decisões em determinados conteúdos. Mas a lei no 5ant0s M1l Gr4u, entretanto, é a liberdade. Todos os participantes da página possuem autonomia para postar o conteúdo humorístico que julgar válido. Basta uma mente criativa, boas fotos e um ótimo contexto: a fórmula necessária para fazer uma descontração sadia de cada jogador e membro da comissão técnica.


Mosaico Santos - 5ant0s m1l Gr4u (Foto: Natasha Guerrize)Na página, ninguém é "perdoado": Alison, Gabriel e Geuvânio são alguns dos alvos favoritos (Foto: Natasha Guerrize)


- Acho legal dar essa "fugida". É muito clichê ver outras páginas só 'tirando sarro' dos times rivais. Quando você faz uma brincadeira com o seu próprio time, apontando os 'defeitos' e levando para um lado descontraído, fica mais interessante - diz um dos administradores, Mário Júnior.


A primeira montagem postada na página foi feita com duas imagens envolvendo o ex-técnico do Santos, Muricy Ramalho (atualmente no São Paulo) e do Neymar (agora atacante do Barça). A imagem mostra Muricy, de braços abertos, reclamando com a ex-joia santista. Mas a imaginação de Matheus trouxe uma visão bem mais humorada - o ponto de partida para os internautas divulgarem a página sem que ele precisasse fazer parceria.


- Esse 'meme' (divulgação que se espalha pela internet) criei porque, na época, o Neymar não estava jogando muito bem, ai eu peguei um pouco no 'pé dele' - ri.


Os amigos perceberam que o sucesso da página se consolidou quando foi registrado mais de mil seguidores. Mais ainda quando começaram a receber o retorno dos próprios jogadores do Santos, que acompanham com frequência as montagens humoradas dos torcedores. O volante Alison é um dos exemplos. Além de ser constantemente alvo das brincadeiras dos administradores da página, foi o próprio atleta quem convidou Matheus para conhecer o CT Rei Pelé.


- Mandei mensagens para ele em rede social e ele respondeu. Disse pra mim que era fã da página e pediu para eu ir ao treino. Conheci o Jubal, o Gabriel... todos adoram a página. Até mesmo o técnico da época (Oswaldo de Oliveira) ficava sabendo das montagens e achava engraçado. Criamos um vínculo muito bacana - diz Matheus.


Além das clássicas escalações (se faltar, os torcedores "cobram", segundo Mário Júnior), há também as famosas campanhas, entre elas, a #FicaPatito, pedindo à diretoria santista a permanência do atacante argentino.


- Inclusive ele jogou dois jogos seguidos, mesmo ele não sendo titular. Com o humor, conseguimos até mesmo mudar um pouco o cotidiano do Peixe.


O próximo passo dos dois amigos, que moram em Santos, é conhecer alguns dos próprios membros da página (dois deles moram em outras cidades - um em Cuiabá e outro em São Paulo). E depois disso, é fechar com chave de ouro. Ou seria de "zoeira"?


- Conhecer o Robinho vai ser demais. Ainda não tivemos oportunidade. Vai ter muita brincadeira, sem dúvida - conclui.