domingo, 30 de novembro de 2014

Na Memória: Santos atropela frágil Botafogo na Vila Belmiro em 2000


Sem vencer há sete partidas, o Santos entra em campo neste domingo, às 17h (de Brasília), para enfrentar o desesperado Botafogo na Vila Belmiro. Para esquentar o duelo, o relembrou uma goleada do Peixe sobre o Glorioso, pela Copa João Havelange, o Brasileirão de 2000. Com grandes estrelas no elenco, como Edmundo, Dodô e Rincón, o Alvinegro Praiano fez 4 a 1 nos cariocas (confira no vídeo ao lado).


A partida valia pela última rodada da competição. Os dois clubes não conseguiram vaga para fase eliminatória do torneio. Mas, para o Santos, não teve clima de amistoso. Logo aos 16 minutos do primeiro tempo, Dodô recebeu passe de Valdo e bateu cruzado, sem chance para Wagner, para abrir o placar.


Dodô, atacante, Santos x Botafogo 2000 (Foto: Reprodução SporTV)Dodô abriu o placar para o Santos, em goleada em

2000 (Foto: Reprodução SporTV)


Em lance muito parecido, o Botafogo chegou ao empate aos 36 minutos. Donizete recebeu passe, invadiu a área pela direita e bateu fora do alcance do goleiro Fábio Costa. No entanto, a igualdade duraria pouco. Cinco minutos mais tarde, Michel cruzou para a área e Claudiomiro se antecipou à defesa, para fazer o segundo do Peixe.


Na etapa final, veio a goleada. Aos 29 minutos, Léo cobrou falta para a área e Ânderson apareceu sem nenhuma marcação dentro da área, para cabecear para o fundo das redes. Aos 43, veio o último golpe. Em rápido contra-ataque, Léo cruzou para Edmundo, que dominou na frente do zagueiro Dênis, cortou para a perna direita e soltou uma bomba, abrindo o placar.


O Santos terminaria a Copa João Havelange com 33 pontos em 34 rodadas, ficando com a 14ª posição. O Botafogo, com um ponto a menos, acabou em 16º lugar.


header as escalações 2 (Foto: arte esporte)


Santos: Fábio Costa, Michel, Andre Luis, Claudiomiro e Léo; Ânderson, Rincón, Robert (Canindé) e Valdo (Renato); Dodô (Deivid) e Edmundo. Técnico: Carlos Alberto Parreira.


Botafogo: Wagner, Vítor (Tinga), Sandro, Dênis e Misso; Marcelinho Paulista, Reidner, Alexandre Gaúcho (Daniel) e Rodrigo; Donizete e Túlio (Dimba). Técnico: Antônio Clemente.