O Santos pode ter problemas para o meio-campo no início do Paulistão. Com o “desaparecimento” de Arouca, que entrou com uma ação na justiça contra o Alvinegro, e as negociações de Alan Santos e Souza, para Coritiba e Cruzeiro, respectivamente, o Peixe conta com poucas opções para o setor. Além dos três, o Internacional tem interesse em tirar o jovem Alison da Vila Belmiro. Assim, apenas Renato, Lucas Otávio e Leandrinho estão garantidos no grupo da posição.
Renato, Lucas Otávio e Leandrinho são os volantes que estão garantidos no elenco do Peixe (Foto: Editoria de Arte)
Principal volante do elenco e ídolo da torcida, a saída de Arouca ainda não é certa. Apesar disso, o camisa 5 já entrou na justiça contra o Alvinegro para cobrar os salários atrasados que o clube lhe deve. No último sábado, Arouca não apareceu no CT Rei Pelé para finalizar os exames físicos junto com o restante do elenco. O Palmeiras tem interesse em contar com o jogador para esta temporada.
O primeiro a deixar a Baixada Santista foi Souza. Devolvido ao Cruzeiro na negociação que envolveu o atacante Leandro Damião no fim de 2014. Como a proposta da Raposa era pagar apenas 70% do salário do centroavante, os dirigentes santistas resolveram devolver o volante, que tem contrato até o fim de 2016 com o clube mineiro.
Depois de Souza, foi a vez do jovem Alan Santos sair. A revelação santista acertou, na última quinta-feira, sua ida para o Coritiba. Na temporada, ele participou de 15 jogos do Campeonato Brasileiro pelo Peixe e, inclusive, foi alvo do Real Madrid B. Apesar disso, não conseguiu manter uma regularidade e perdeu espaço com a chegada de Enderson Moreira.
Outro volante revelado na base santista que pode deixar o clube é Alison. O Internacional tem interesse no jovem, que foi campeão da Copa São Paulo de futebol júnior 2013 pelo Alvinegro. Atualmente, o Santos tem apenas 20% dos direitos econômicos do jogador. A maior fatia é do empresário Giuliano Bertolucci, que busca maior vitrine para o atleta - o fato do Colorado disputar a Libertadores pode pesar.
Entre saídas confirmadas e possíveis negociações, o Santos conta apenas com Lucas Otávio, Renato e Leandrinho, que tem características mais ofensivas, mas pode fazer a função de volante. O Peixe espera contratar o ídolo Elano e promover alguns garotos das categorias de base.