quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

"Louco" pelo Santos, norueguês se diz fã nº1 de Gabigol: "É seleção brasileira"


O norueguês André Østgaard, de 21 anos, não nasceu e não vive no Santos - e muito menos em Santos, cidade do litoral paulista. Mas guarda, desde 2003, uma paixão incondicional pelo time da Vila Belmiro. Ele se define como um dos maiores colecionadores de artigos exclusivos do Peixe (incluindo camisas, chuteiras, todas elas utilizadas pelos jogadores em alguma partida) e, inclusive, desembolsou cerca de R$ 2 mil para ter um par de chuteiras assinadas por Neymar - embora ainda não conheça seu ídolo, agora no Barcelona.


Nascido na pequena cidade de Knapstad, próxima a capital Oslo, André se apaixonou pelo Santos quando veio ao Brasil visitar um tio norueguês que, na época, morava em Itu. Passou a acompanhar mais o clube em 2010, quando Neymar passou a despontar no clube, conquistando uma Libertadores em 2011. De lá, até então, possui um acervo de pouco mais de 70 artigos do Santos em sua casa.


André Østgaard (centro) ao lado de outros torcedores do Santos, em Barcelona (Foto: Arquivo Pessoal)André Østgaard (centro) ao lado de outros torcedores do Santos, em Barcelona (Foto: Arquivo Pessoal)


- No começo, meus pais achavam desnecessário a importância dada a um time tão longe de mim. Depois que eles começaram a perceber a repercussão do meu fanatismo pelo Santos na mídia, eles começaram achar interessante e até sentiram orgulho, porque eu tenho um carinho em informar a outros torcedores do Santos que não sejam brasileiros - disse André.



De todas as suas loucuras pelo time (entre elas, ficar até de madrugada assistindo os jogos do Peixe pela internet), ele considera sua viagem à Barcelona como a sua grande "aventura". Ele conta que nenhum amigo quis lhe acompanhar para assistir ao amistoso Santos x Barcelona, em 2013. Para isso, decidiu comprar as passagens alguns dias antes e foi sozinho.


- Para piorar, estava com uma febre alta, mas não podia perder a oportunidade. Faltei no meu trabalho, viajei e fiquei no mesmo hotel que os jogadores e a comissão técnica, foram os melhores dias da minha vida. Mesmo perdendo por 8 a 0, eu estava muito feliz no Camp Nou, vendo os jogadores do Santos. A torcida ficou chateada, fez protesto em frente ao hotel... eu simplesmente estava feliz. Tirei várias fotos, pedi autógrafos... - conta.


Mas se engana que o jogador favorito de André seja Neymar, que agora atua pelo Barcelona. Seu grande ídolo, na verdade, é o atacante Gabriel, o Gabigol - ele viajou para a Espanha somente para conhecê-lo em um torneio sub-20, em Valência. Parte de sua coleção é assinada pelo atleta.


Mosaico norueguês fanático pelo Santos (Foto: Editoria de arte)Mosaico norueguês fanático pelo Santos (Foto: Editoria de arte)


- Acredito que ele seja um jogador extremamente talentoso. Para mim, ele deve ser o próximo grande craque da Seleção Brasileira - defende.


Os planos do norueguês, que trocou o Rosemborg pelo Santos, é de morar em Santos ainda em 2015 para "acompanhar o clube mais de perto".