Werley deve deixar o Grêmimo em 2015
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
O Grêmio recebeu neste domingo uma proposta de empréstimo por Werley feita pelo Santos. O zagueiro sequer foi relacionado para o jogo-treino contra o Gramadense, na serra gaúcha, onde o time de Felipão realiza a pré-temporada. Foi liberado para fazer o acerto.
Desde a chegada de Scolari, Werley tem recebido cada vez menos chances. Poderia ter uma sobrevida após a desistência inicial por Erazo. No entanto, o Grêmio conseguiu realizar uma nova investida e contratar o zagueiro equatoriano.
Werley tem vínculo com o Tricolor até dezembro de 2016. Se as saídas do zagueiro e do volante Fellipe Bastos, com oferta do exterior, forem confirmadas, serão ao todo 12 jogadores negociados pelo Grêmio desde o final do Brasileirão.
Oriundo do Atlético-MG, Werley teve sequência com Luxa e correspondeu. De desconhecido no Sul, passou a empilhar gols importantes, como na Libertadores de 2013. Também marcou em Gre-Nal e foi o último a anotar nas redes do Olímpico, contra o Veranópolis, pelo Gauchão, há dois anos. Transformou-se no zagueiro com melhor média de gols da história do clube.
O declínio começou com a chegada de Renato Gaúcho, que o colocou na reserva. Ao marcar um gol no Brasileirão, contra o Cruzeiro, não comemorou. Ficou fora da semifinal da Copa do Brasil sob alegação de que tinha que recondicionar fisicamente, o que também o chateou. Em 2014, perdeu espaço com Enderson Moreira após o Gre-Nal de 4 a 1 na final do Gauchão e ao dizer que preferia ser reserva a ocupar o lado direito da defesa.
Com Felipão, começou titular, mas ficou marcado por falhas, como diante do Santos, no famoso jogo do caso de injúrias raciais contra o Aranha. Para se ter uma ideia da mudança de fase, Werley marcou nove gols em seu primeiro ano, cinco no segundo e apenas em 2015. Esteve perto de ser negociado para o futebol italiano.