quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Estaduais: médias de público do Brasil ficam atrás de Vietnã, Malásia, Israel...


Os quatro principais estaduais do Brasil – Carioca, Paulista, Gaúcho e Mineiro - registram nesta década médias de público que ficam atrás de campeonatos de países como Vietnã, Uzbequistão, Malásia e Israel. As maiores disputas locais do país do futebol perdem para nações que jamais disputaram uma Copa do Mundo. O jornal “Correio Braziliense” fez um levantamento que apontou o Campeonato Paulista como o melhor colocado entre brasileiros, com 5.604 torcedores. No entanto, o estadual ainda fica atrás das segundas divisões de França, Itália, Escócia e da terceira divisão da Inglaterra (confira lista abaixo).


Volta Redonda x Friburguense, pela quinta rodada do Campeonato Carioca (Foto: Felipe Selvani/Arquivo Pessoal)Estádios do Carioca, como o do Volta Redonda, recebem público pequeno (Foto: Felipe Selvani)


De forma isolada, o Campeonato Gaúcho leva em média 2.286 e é o lanterna da pesquisa realizada pelo jornal, perdendo para os estádios mais cheios de países como o Chipre, que levou 2.430 torcedores. Depois do Paulistão, o Mineiro leva 4.650, na frente do Carioca, com média de 4.112.


O levantamento considera o público pagante de todos os jogos desde 2010 em todos os jogos nos quatro estaduais em questão e os compara com os de países com menos tradição no futebol, além das divisões de acesso das principais ligas, de acordo com a temporada do ano passado.


Juntos, Carioca, Paulista, Gaúcho e Mineiro tiveram média de 4.273 torcedores, valor que perde para as “Séries B” de China, Japão, Escócia, Espanha e França, além da terceira divisão da Alemanha e da quarta da Inglaterra.


Média de estaduais (Foto: Reprodução SporTV)