Destaque na área de licenciamentos nos últimos anos, o Santos FC cresceu mais de cinco vezes desde 2009 nesse setor. Em 2011, o clube atingiu a meta de R$ 5 milhões em faturamento. Para coroar esse bom momento, o clube agora ocupa a vice-presidência e a diretoria jurídica da ABRALIC (Associação Brasileira de Licenciamento dos Clubes de Futebol Profissional).
A entidade, fundada nesse mês, defenderá os direitos marcários e intelectuais de cada clube, buscando viabilizar melhoras no licenciamento dos produtos e estratégias para reduzir a venda de artigos piratas.
O Santos FC terá como função colaborar com o andamento das ações desse projeto. Segundo a recém-empossada vice-presidente da ABRALIC, Luciana Xavier, participar desse projeto é muito importante. “Por meio da associação, as ações feitas pelos times terão mais força do que se desenvolvidas individualmente”, afirmou.
A iniciativa não é de hoje. Desde 2010, reuniões vinham acontecendo pelo grupo fundador da ABRALIC para debater o assunto e definir diretrizes sobre a fundação da associação, como a criação do estatuto.
Dentro das ações, a tentativa de diminuir a venda de produtos piratas será gradativa e o primeiro foco será o consumidor, como explicou a advogada do Santos FC, Dra. Mayti Justo, outra representante do clube nas reuniões da organização. “Inicialmente, vamos focar em campanhas educativas envolvendo os consumidores. Dessa forma, mostraremos ao público a importância de valorizar os produtos licenciados e orientaremos sobre porque não comprar artigos falsificados”.
Atualmente, além do Santos FC, Vasco, Criciúma, Coritiba, Fluminense, Figueirense, Avaí, Botafogo, Ponte Preta, Joinville, Atlético Paranaense e Metropolitano fazem parte da associação.
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao