sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Diante do Universidad do Chile, Santos FC busca o terceiro, porém "inédito" título da Recopa


Se o torcedor santista entrar no histórico de títulos do Peixe ao longo de seus 100 anos de história, ele se deparará, no ano de 1968, com as conquistas da Recopa Sul-Americana e Internacional. Mas diferentemente do desafio entre o campeão da Copa Libertadores com o da Sul-Americana, como o que acontecerá nesta quarta-feira (26), entre Santos FC e Universidad do Chile, no Pacaembu, o título tinha formato diferente e reunia os campeões intercontinentais da década de 60, que após jogarem nas Zonas Sul-Americanas e Europeias, decidiriam quem seria o melhor do planeta.


A primeira Recopa conquistada pelo Alvinegro Praiano ocorreu entre novembro de 1968 e abril de 1969 (mesmo terminando no ano seguinte, a competição era reconhecida e disputa pela temporada de 1968). Foi a Recopa Sul-Americana, que contava com três equipes: além do Santos FC, Peñarol (Uruguai) e Racing (Argentina).


Ao todo foram disputados seis jogos da etapa sul-americana do torneio. Os três clubes em disputa jogaram entre si em turno e returno. Para levantar a taça, o Santos FC venceu três partidas e perdeu apenas uma.


O primeiro triunfo ocorreu no dia 19 de novembro de 1968, no 2 a 0 sobre o Racing, com gols de Pelé e Edu, no Palestra Itália, em São Paulo (SP). Dois dias depois, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), o Peixe fez 1 a 0 no Peñarol, com um gol de Clodoaldo.


Já no returno, o Alvinegro Praiano bateu o Racing por 3 a 2, em Avellaneda (Argentina), no dia 16 de abril de 1969. Toninho Guerreiro e Negreiros anotaram os tentos da vitória, que deram o título da Recopa de 1968 ao Peixe com uma rodada de antecipação.


Já com o triunfo nas mãos, o time de Pelé e Cia. encerrou sua participação no campeonato com uma derrota por 3 a 0 para o Peñarol, no dia 19 de abril de 1969, em Montevidéu (Uruguai).


Apenas um jogo para ganhar o mundo


Com a conquista da etapa Sul-Americana, o Santos FC garantiu-se na disputa Mundial. O adversário foi a Inter de Milão (Itália), que não precisou vencer ninguém nos confrontos europeus, pois o Real Madrid (Espanha) desistiu da competição.


No dia 24 de junho de 1969, brasileiros e italianos se enfrentaram no San Siro, em Milão (Itália). E o Peixe saiu de campo com uma vitória de 1 a 0, com gol de Toninho Guerreiro, para um público de quase 45 mil pessoas.


O segundo desafio estava marcado para setembro, em Nápoles (Itália). Porém, a Inter desistiu do embate e com isso, o Santos FC ficou com o título da competição.


Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/santosfc

Facebook: www.facebook.com/santosfc

Youtube: www.youtube.com/santostvoficial

Flickr: www.flickr.com/santosfc

Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao