sexta-feira, 28 de setembro de 2012

'Capitão', Neymar sobe nas pesquisas e pode ser 'presidente' do Santos


Bruno Cassucci, Marcio Porto e Pedro Lopes - 28/09/2012 - 08:00 Santos (SP)


Santos conquista a Recopa Sul-Americana (Foto: Ivan Storti)


Às vésperas das eleições municipais no país, uma sucessão presidencial no Santos se aproxima. Não se trata do substituto de Luis Alvaro Ribeiro, cujo mandato se encerra apenas em 2014, mas da ascensão de Neymar como líder.


Ter recebido a braçadeira de capitão que seria de Léo na final da Recopa Sul-Americana, na última quarta-feira, no Pacaembu, não apenas deu ao craque o direito de erguer a taça, como simbolizou sua influência sobre o grupo, ou eleitorado santista. Agora, ele é candidato a ocupar a vaga do próprio Léo, que é chamado de presidente pelos companheiros de clube.


O lateral-esquerdo, de 37 anos, pode se aposentar no fim do ano e deixará o cargo, conquistado nos 12 anos de clube, no qual é o maior vencedor de títulos após a era Pelé.


Polêmica da braçadeira à parte, a posição de líder de Neymar é cada vez mais evidenciada no dia a dia. É ele quem comanda as brincadeiras no CT, como os trotes nos mais jovens. Também liderou o grupo que deu um banho de isotônico em Muricy Ramalho durante a entrevista coletiva após o título da Recopa.


Tudo isso, segundo o próprio Muricy, é saudável e mostra evolução na maturidade do camisa 11.


– Ele está cada vez mais maduro, quis ser capitão e se deu bem.


Nos jogos, as palavras de Muricy também se comprovam. Nos videos divulgados pela Santos TV, com os bastidores, volta e meia ele pede a palavra na rodinha formada pelos atletas antes das partidas.


– Responsabilidade eu já tenho um monte, não vejo problema – disse Neymar, sobre ser agraciado com a braçadeira de capitão.


Da parte do grupo, há boa aceitação. Os mais jovens, como Victor Andrade, de 16 anos, fazem questão de dizer que usam o colega como exemplo. O que não quer dizer que a importância do craque se assemelhe a dos mais experientes, como Edu Dracena, o capitão “oficial” do time, mas que, lesionado, só retorna a jogar em 2013.


Muricy já acenou com a possibilidade de manter Neymar como capitão, mas também pode devolver a Léo, dono do posto até a véspera da final da Recopa. Como o lateral pode ficar pouco tempo, até lá Neymar vai fazendo campanha e é o favorito para assumir o cargo.


Como capitão. Neymar chama atenção por ser um dos mais jovens, entre os principais times do planeta. Responsabilidade de um astro cada vez mais precoce.


Veja abaixo a lista de capitães dos principais clubes do mundo


John Terry (Chelsea-ENG) - 31 anos


Nemanja Vidic (M. Utd-ENG) - 30 anos


Steven Gerrard (Liverpool-ENG) - 32 anos


Vincent Kompany (M. City-ENG) - 26 anos


T. Vermaelen (Arsenal-ENG) - 26 anos


Carles Puyol (Barcelona-ESP) - 34 anos


Iker Casillas (Real Madrid-ESP) - 31 anos


Gabi (Atlético de Madrid-ESP) - 29 anos


M. Ambrosini (Milan-ITA) - 35 anos


Javier Zanetti (Inter de Milão-ITA) - 39 anos


Gianluigi Buffon (Juventus-ITA) - 34 anos


Phillip Lahm (Bayern-ALE) - 28 anos