quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Colunista pede menos simulação no futebol: 'É muito difícil ser árbitro'


Em entrevista ao "Arena SporTV" , o atacante Fred, do Fluminense, reconheceu ter tentado fazer o árbitro marcar um pênalti. O jogador até se comparou ao nadador Cesar Cielo . Pela "jogada", o artilheiro ganhou o Troféu Alberto Roberto , dado pelo "Redação SporTV" para o "melhor ator" de cada rodada do Brasileirão.


Nesta quarta-feira, o colunista do jornal "O Globo" Francisco Bosco reclamou do excesso de simulações no futebol brasileiro. Para o escritor, a tentativa dos jogadores de enganar os árbitros é um reflexo da fragilidade da lei no Brasil.


- É o sintoma de uma crise da legalidade no Brasil como todo. A lei, como instituição, não tem credibilidade nenhuma. Por mais talentoso que seja, o jogador prefere driblar a lei em vez de driblar dentro da lei. A lei, encarnada pelo juiz, não é vista como um princípio transcendental. É muito difícil ser juiz no Brasil, porque representa uma instituição que não tem credibilidade nenhuma - afirmou o colunista, no "Redação SporTV" desta quarta.


D'Alessandro é expulso contra o São Paulo (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)D'Alessandro foi expulso contra o São Paulo porque juiz viu simulação (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)


Francisco Bosco acredita que, com as tentativas de simulação, a partida fica mais nervosa e com mais erros de todos, juízes e jogadores.


- É um jogo dentro do jogo. Eles jogam mais com o juiz do que com a bola. Os dois times ficam tentando manipular o árbitro a seu favor. Assim, o jogo piora tecnicamente e cresce em nervosismo.


O colunista vê ainda a simulação como uma característica do Brasil e citou a Inglaterra como um exemplo oposto, onde os jogadores que tentam enganar a arbitragem acaba punido e vaiado pelos torcedores.


- É difícil pensar em outro comportamento mais brasileiro que esse. Quem acompanha o campeonato de outras culturas sabe que é diferente lá. A gente viu o Neymar jogar na Inglaterra. Qualquer mínima suspeita de simulação e ele era punido. Porque existe uma confiança e um respeito geral da sociedade à lei.