sábado, 29 de setembro de 2012

Após saída de Ganso, Muricy revive drama da camisa 10


Alyson Gonçalo e Marcio Porto - 29/09/2012 - 08:00 Santos (SP)


Muricy Ramalho - Santos - (Foto:Ivan Storti)


Após três anos podendo usufruir dos melhores meias em atividade no futebol brasileiro, Muricy Ramalho está de volta à estaca zero. Com a saída de Ganso e a escassez de autênticos camisas 10 no mercado, o técnico revive o tormento que marcou sua passagem pelo São Paulo, entre 2006 e 2009.


Pelo Tricolor, Muricy sofreu e teve de montar o time tricampeão brasileiro entre 2006 e 2008 sem armador, sobretudo após a saída de Danilo no fim do primeiro ano. Tentou diversas alternativas até se convencer de que precisava encontrar outra solução para a lacuna. As reclamações eram constantes.


A partir de 2009, na era pós-São Paulo, o técnico não teve do que reclamar. Logo de cara encontrou Cleiton Xavier no Palmeiras, seguiu com o argentino Conca no Fluminense campeão brasileiro em 2010 e, por fim, se deparou com Ganso, classificado pelo comandante como um jogador raro.


Mas o ex-camisa 10 do Santos foi vendido ao São Paulo, e sobrou cobrança para a diretoria do Peixe. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, no CT, Muricy já deixou claro quer mobilização por reforços. A promessa da cúpula é utilizar os quase R$ 24 milhões da transferência do meia para fazer grandes contratações.


– Sou muito prático na minha vida, muito justo. Já sentimos dificuldade na parte financeira e fui parceiro, relevei. Mas agora a gente vendeu um grande jogador, temos dinheiro em caixa, temos que contratar, simples assim – disse.


Com poucas opções, Muricy já indicou os nomes de Diego, Kaká, Riquelme e Robinho, opções difíceis. Há outras no mercado e, enquanto isso, o técnico conta com Felipe Anderson, Gerson Magrão e Bernardo para a armação. E fica na espera de que dias melhores virão.


A seca de 10 de Muricy


2007-2008

Na tentativa de encontrar um meia armador para substituir Danilo, Muricy trouxe Hugo, de boa passagem pelo Grêmio. Souza, Carlos Alberto e Jorge Wagner também atuaram na posição, mas sem características de armador, autêntico camisa 10. Em 2008, o comandante tentou até com Hernanes mais adiantado.


2009

No ano de sua demissão do Tricolor, Muricy ainda continuou com o mesmo problema e foi eliminado da Libertadores atuando com Marlos, outra tentativa frustrada de resolver o problema da armação. Técnico também teve Oscar, hoje no Chelsea (ING), mas novato na época.


OS RIVAIS


Corinthians

Conta hoje com dois armadores no elenco. Douglas, o camisa 10, chamado de Maestro pela torcida e Danilo, que foi o meia de Muricy Ramalho em 2006 pelo São Paulo.


Palmeiras

O chileno Valdivia, camisa 10, é o responsável pela armação das jogadas. Problema do meia é desfalcar muito o time por problemas físicos.


São Paulo

Antes refém, hoje pode se gabar de ter ao menos três meias armadores. São eles: Jadson, o atual camisa 10 e titular do time; Paulo Henrique Ganso, contratado do Peixe, e o argentino Cañete, que se recupera de lesão.