quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Para jornalista, Neymar é demonizado: 'Virou culpado pela falta de ética'


São apenas nove partidas no Brasileirão e Neymar sofreu 69 faltas: uma média de 7,67 por partida. O atacante, porém, simula muito e cai demais ou realmente é perseguido por zagueiros e volantes adversários? A discussão está na capa da revista "Placar" do mês de outubro. E, para o editor Sérgio Xavier Filho, o craque do Peixe sofre com críticas injustas.


- O Neymar foi considerado culpado. Virou responsável pelos principais problemas éticos do futebol brasileiro. Está cheio de gente que prefere ir para o chão em vez de seguir em pé. Realmente, o Neymar fez essa opção durante boa parte da carreira. Mas ele está mudando e eu acho que ninguém percebeu ainda. Ele apanha de verdade. Existe uma demonização do Neymar - disse, no "Redação SporTV" desta quinta.


Capa da Placar de outubro, com Neymar crucificado (Foto: Gabriel Benamor / SPORTV.COM)Capa da 'Placar' de outubro, com Neymar crucificado

(Foto: Gabriel Benamor / SPORTV.COM)


O jornalista acredita que o atacante precisa se atirar no gramado algumas vezes para evitar choques violentos com os adversários.


- Em alguns lances, ele tem que pular mesmo. Até o Leandro Vuaden, que é o árbitro que menos marca faltas no Brasil, afirmou que o Neymar tem de se atirar de vez em quando para não se machucar. Ele tem que tirar o pé, porque corre risco de fratura.


Para de Sérgio Xavier Filho, Neymar está evoluindo e, agora, não simula tantas faltas e entende melhor quando os árbitros marcam ou não as faltas.


- Falta é ação e reação. O jogador caiu porque foi puxado ou porque sentiu a minha mão do rival e achou que poderia burlar o sistema? O futebol brasileiro está começando a pegar esse conceito do futebol europeu, mas ainda existe a síndrome do slow motion, do replay. O Neymar está começando a entender esse lado, mas isso é um processo.


Sérgio Xavier lembrou que o atacante sofreu vaias na partida da Seleção contra a África do Sul, no Morumbi. Nas Olimpíadas de Londres, depois da expulsão de Crisanto, de Honduras, a torcida inglesa também protestou a cada toque do brasileiro na bola . Mas, para o jornalista, também na Terra da Rainha existe encenação de jogadores.


- Lá na Inglaterra tem jogador também fazendo "diving", que é como eles chamam o "cai-cai". Isso acontece em todo mundo. Resolveram escolher um sujeito como símbolo da simulação e, para nosso azar, ele é o melhor jogador brasileiro em atividade.