quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Santos 'adota' Pacaembu e espera comemorar 8º título no estádio


LANCEPRESS! - 26/09/2012 - 11:48 Santos (SP)


Santos campeão da Libertadores de 2011 (Foto: Marcelo Sayão/EFE)


Que a Vila Belmiro é a casa e palco de muitas conquistas para o Santos Futebol Clube não é novidade para ninguém. No entanto, se tratando de títulos nos últimos anos, o Peixe vem adotando o Pacaembu como reduto de comemorações. Nesta quarta, contra La U, pela final da Recopa Sul-Americana, a equipe santista espera faturar mais um caneco na capital paulista.


Por conta da baixa capacidade para abrigar torcedores em seu estádio (cerca de 15.000), o Santos tem mandado suas decisões para o Pacaembu nos últimos anos. E a proposta vem dando certo. Em toda história, foram sete títulos conquistados na "casa adotiva", tendo ficado com outros quatro vice-campeonatos.


Os canecos começaram a ser conquistados em solo paulistano desde 1957, pelo Paulistão. De lá pra cá, foram quatro títulos Paulistas (1959, 1962, 1967 e 2010), dois Rio-São Paulo (1959 e 1966) e a conquista da Libertadores da América, no ano passado.


Adaptado ao novo reduto alvinegro, o lateral-esquerdo Léo, que tem a chance de levantar o seu primeiro caneco pela equipe - ele será o capitão, já que Edu Dracena está lesionado - , aposta na força da torcida nas arquibancandas para chegar a mais uma conquista. Na Libertadores 2011, 37.894 pessoas empurraram a equipe alvinegra.


- A Vila Belmiro, obviamente, é nossa casa, mas no Pacaembu estamos acostumados a jogar. Sabemos que a torcida vai passar energia positiva, vibrar... Se eles perceberem que a gente está jogando, se doando, eles joga junto, temos a certeza disso - disse Léo.


Nesta temporada, o desempenho não é muito agradável para os santistas no Pacaembu. Em quatro jogos disputados, apenas uma vitória: foi contra o Juan Aurich (PER), pela fase de grupos da Libertadores. Nos outros três, ficou no empate com Corinthians (Semi da Libertadores) e Atlético-GO (16ª rodada do Brasileirão), além de ter perdido para a Portuguesa, no último domingo.