sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Com índice de Z-4 sem Neymar, Peixe quer mudança no calendário


Neymar (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)Neymar no Santos: algo não tão comum neste

Brasileiro (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)


Já virou rotina no Santos: se tem convocação da Seleção, o nome de Neymar está na lista e o clube fica sem seu craque. Na última quinta-feira, o roteiro se repetiu e o jogador foi chamado para defender o time de Mano Menezes nos amistosos contra Iraque e Japão, dias 11 e 16 de outubro, respectivamente. Assim, ele desfalcará o Peixe nas partidas contra Botafogo e Vasco, 29ª e 30ª rodadas do Brasileirão, e ainda deve perder o confronto diante do Atlético-MG, já que retornará ao Peixe exatamente no dia do jogo: 17 de outubro.


Cansados de ver o time ser prejudicado pela constante ausência de Neymar, os dirigentes do Santos prometem tomar uma atitude para tentar mudar o panorama do futebol brasileiro. A intenção é elaborar uma proposta de alteração do calendário nacional para ser encaminhada e discutida com a CBF. Segundo o vice-presidente Odílio Rodrigues, a meta é fazer isso ainda nesta temporada.


Sem Neymar, aproveitamento do Peixe é menor que do do lanterna Atlético-GO...


- Queremos apresentar uma proposta de alteração do calendário de maneira conjunta com os clubes para contribuir com a melhoria do futebol brasileiro, para não haver esses conflitos. É algo que diz respeito a todos os dirigentes, temos de lidar com responsabilidade com esses assuntos. A proposta do Santos é fazer uma discussão entre todos os clubes e a CBF para ter alterações. Estamos trabalhando nisso. Não queremos guerra, mas soluções, algo de comum acordo e de forma inteligente para solucionar essa estupidez do calendário do futebol brasileiro - afirma o dirigente.


As reclamações do Peixe se baseiam nos números. Sem seu astro, o Alvinegro tem aproveitamento de 25,4% dos pontos no Campeonato Brasileiro, indice pior até do que o do lanterna Atlético-GO (25,6%). Com o craque em campo, o número sobe para 74,1%, melhor do que o líder Fluminense, que tem 71,8%.


Depois de investir alto para manter Neymar no clube até a Copa do Mundo de 2014, pagando, com ajuda de 11 patrocinadores, R$ 2,5 milhões mensais ao jogador, Peixe somará 19 partidas sem o atacante no Brasileirão: um turno completo. Até o momento, o atacante atuou em nove partidas e fez oito gols na competição nacional.


... e com o craque, equipe tem índice superior ao do Fluminense


- É um prejuízo muito grande. Não se trata de pedir para o jogador não ser convocado, porque também atrapalha a carreira do atleta. É importante para ele representar a Seleção. Só reclamamos que não poderia ter um jogo da Seleção e do clube do atleta no mesmo período. Essas coisas têm de ser previamente pensadas - completa Odílio Rodrigues.


Além do dirigente, outras pessoas influentes da diretoria mostram muita insatisfação com os desfalques recorrentes de Neymar. Dizem que a impressão que se passa é que o jogador é da CBF, que o empresta ao Peixe em alguns períodos.


Antes de ver sua proposta analisada, o Santos já se prepara para uma outra temporada com ausências constantes de Neymar. Em 2013, o calendário estará ainda mais apertado. Em virtude da Copa das Confederações, a ser disputada entre 15 e 30 de junho de 2013, o Brasileirão ficará paralisado quase um mês: de 9 de junho a 7 de julho. Além disso, a Copa do Brasil passará a ser disputada ao longo de todo o ano, com início em abril e final marcada para novembro, incluindo na nova edição 86 equipes, entre elas os times que vão disputar a Libertadores.


Clique e assista a vídeos do Santos