terça-feira, 4 de setembro de 2012

Novo '10'? Bernardo tem chance de, enfim, engatar sequência no Santos


Alyson Gonçalo e Bruno Cassucci - 04/09/2012 - 07:00 Santos (SP)


Bernardo, do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação)


As ausências de Arouca e Neymar, convocados pela Seleção, e Ganso, machucado, são vistas como um grande problema pelo técnico Muricy Ramalho. Por outro lado, há no Santos quem veja nos desfalques a chance de ouro para brilhar. É o caso, por exemplo, do meia Bernardo, que, se escolhido pelo treinador, enfim poderá engatar uma sequência de jogos com a camisa do Peixe.


Contratado em março, o meia-atacante chegou justamente para ser solução nos momentos em que o Alvinegro não tivesse suas principais estrelas. Contudo, por questões burocráticas, ele só pôde estrear no Brasileirão, e se machucou logo no segundo jogo. Agora, quatro meses depois da lesão, ele é uma das opções que Muricy tem para a armação.


Além dele, Gérson Magrão (que usou a camisa 10 contra o Sport) e Felipe Anderson são os mais cotados para ocuparem as vagas abertas.


Entretanto, o treinador santista vê restrições nos jogadores que tem à disposição, já que nenhum deles tem a característica de “pensar” e cadenciar o jogo quando preciso.


– Hoje (domingo), a gente tinha de ter um número 10 para parar o jogo. Não temos um jogador que pensa, só temos jogador que agride. Eles (jogadores) não são armadores de jogada, isso falta ao Santos. O Ganso é o jogador que dá esse ritmo. Mas a situação (lesão) dele é mais séria, com certeza deve ficar um bom tempo parado – comentou Muricy Ramalho, após a derrota para o Sport, em Recife.


Nos dois próximos jogos, contra Fluminense, quinta-feira, e São Paulo, domingo, Bernardo deve ter a chance de mostrar a Muricy que ele pode, sim, vestir a camisa 10. O momento é o ideal, já que Ganso, além de não ter previsão de volta a campo, negocia com o clube do Morumbi e pode deixar o Santos em breve.


Vale lembrar que Bernardo, 22 anos, está emprestado pelo Vasco ao Santos até o fim do ano. O clube ainda analisa o rendimento dele e ainda não decidiu se irá exercer a prioridade de compra de seus direitos.


A decisão sobre o novo “10” do Peixe começa a ser tomada nesta terça-feira de manhã, quando o elenco se reapresenta, no CT. Quem vestirá a camisa que já foi de Pelé?


Quem Muricy já utilizou no meio do Peixe


Alan Kardec

Em muitas oportunidades, atacante foi recuado para ajudar na criação. Na maioria das vezes, ele ocupou vaga de Elano, mas também substituiu Ganso.


Gérson Magrão

Contratado para atuar de lateral-esquerdo ou volante, jogador tem sido aproveitado no meio de campo, com a camisa 10, inclusive. Foi assim, por exemplo, contra o Sport, domingo.


Léo

Até o experiente lateral-esquerdo foi utilizado no meio de campo. Foi na partida contra o Fluminense, na terceira rodada do Brasileirão, quando o Peixe empatou em 1 a 1. Os jovens Geuvânio e Leandrinho também foram utilizados por Muricy em outras oportunidades.


Felipe Anderson

Meia ganhou várias oportunidades no time esse ano, tendo atuado 37 vezes na temporada. Ele é o santista que mais jogou neste Brasileirão: 19 partidas.