segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Armandão: com fôlego de menino, Zé Roberto é o melhor da rodada#36


Os 38 anos de Zé Roberto passam despercebidos visto a disposição do meia do Grêmio em campo. Apesar da maratona de jogos, tendo jogado na altitude de Bogotá na última quinta-feira pela Sul-Americana, o camisa 10 mantém o fôlego de menino e as boas exibições com a camisa tricolor. Diante da Portuguesa, clube que o revelou para o futebol, ele encontrou no Canindé, sua segunda casa, o palco perfeito para brilhar. Mesmo com a desvantagem por 2 a 0, ele soube comandar a equipe e foi o destaque no empate em 2 a 2. A nota 8,5 reflete a partida consistente que fez, regendo os companheiros e sendo coroado com um golaço, que deu números finais ao confronto. Com isso, ele foi o craque do fim de semana e levará o prêmio Armandinho da 36ª rodada.



Em jogo marcado pela estreia de Paulo Henrique Ganso, quem se destacou foi Osvaldo . O atacante do São Paulo pode não ter deixado o dele, mas fez toda a jogada para o gol de Luis Fabiano e arrepiou os zagueiros do Náutico, com dribles e muita participação. Além de ajudar o time a chegar à virada por 2 a 1, ele ainda conquistou nota 8,0 dos avaliadores. A mesma nota recebeu Rafael , que fechou o gol do Cruzeiro, e carimbou a faixa de campeão do Fluminense em pleno Engenhão, com a vitória de 2 a 0 da Raposa.


Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.


SELEÇÃO DA RODADA 36ª RODADA (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


GOLEIROS:


Substituir o goleiro Fábio, uma das principais referências da equipe, e enfrentar o campeão brasileiro em pleno Engenhão, com casa cheia. Nada disso intimidou o jovem Rafael. Aos 23 anos, ele demonstrou segurança de gente grande e teve ótima exibição. Foram quatro defesas difíceis (confira uma delas no vídeo ao lado), que levaram o Cruzeiro a carimbar a faixa do Fluminense, que comemorava o título nacional, com uma vitória por 2 a 0. A atuação do arqueiro rendeu nota 8,0, a melhor da rodada. Vale o destaque para Marcelo Grohe, que teve bom desempenho, apesar dos dois gols sofridos, no empate de 2 a 2 do Grêmio com a Portuguesa, e recebeu 7,5.


LATERAL-DIREITO:


Zagueiro de origem, Paulo Miranda vem surpreendendo com as exibições pela lateral direita do São Paulo. Seja desempenhando funções defensivas ou aparecendo de surpresa no ataque, ele tem se saído bem e contra o Náutico não foi diferente. Foram sete roubadas de bola - o melhor na rodada neste quesito - e três finalizações, o que mostra a intensidade de participação do jogador durante a partida. A atuação rendeu nota 7,5 a ele, o melhor em sua posição no fim de semana. Outro que também se destacou foi Neto, do Bahia, que marcou o gol da vitória da equipe diante da Ponte Preta por 1 a 0 e recebeu 7,0 dos avaliadores.


ZAGUEIROS:


Outro a estar improvisado foi Leandro Guerreiro . O volante de origem atuou como zagueiro e não se intimidou com o artilheiro do campeonato. Ele foi o principal responsável por marcar Fred e teve bom desempenho, recebendo nota 7,0 dos avaliadores. Paulo André , do Corinthians, esteve impecável no posicionamento em campo e não deu chances a Leandro Damião e Forlán. O Internacional teve poucas chances de finalização, algo que pode ser creditado à boa exibição do zagueiro corintiano, que recebeu também nota 7,0 dos avaliadores.


LATERAL-ESQUERDO:


O Atlético-GO surpreendeu o xará mineiro e chegou a liderar o placar da partida em 2 a 0. Apesar de ter empatado no fim, o resultado não apagou a boa atuação de Ernandes . O lateral deu o passe para o gol de Patric, o primeiro do Dragão, em ótima arrancada, e foi um dos principais perigos pelo lado esquerdo, travando bom duelo com Marcos Rocha. Ele ainda teve bom desempenho defensivo, ajudando na marcação de Guilherme, no primeiro tempo, e Neto Berola, no segundo, que pouco produziram pelo seu setor. Nota 7,5 para ele, o melhor da posição na rodada.


VOLANTES:


O maior ladrão de bolas do campeonato desta vez só conseguiu duas roubadas. Mas, Léo Silva foi ao ataque contra o Grêmio e conseguiu marcar um bonito gol, tocando com categoria. Mais uma vez bem na defesa, o volante teve bom desempenho ofensivo, cometendo apenas uma falta durante todo o jogo e sofrendo outras três. A nota 7,5 foi a mesma de Edenílson , que em apenas 10 minutos em campo fez muito mais que a maioria dos jogadores de Corinthians e Internacional em 90. Foi dele o golaço (veja no vídeo ao lado) que deu números finais à vitória corintiana por 2 a 0 em pleno Beira-Rio. Menção honrosa para Wellington, do São Paulo, que teve ótima exibição na vitória sobre o Náutico e foi outro a receber 7,5.


MEIAS:


Nem mesmo a viagem e o desgaste físico e mental da eliminação do Grêmio na altitude de Bogotá para o Millionários na última quinta-feira foram páreos para Zé Roberto. O meia deu prova de disposição e comandou o Tricolor ao empate após estar perdendo por 2 a 0 para a Portuguesa no Canindé. Além do golaço, ele foi insinuante, deu dribles, passes precisos e foi o motor da equipe em campo. Nota 8,5 para ele, o melhor da rodada. O argentino Patricio Rodríguez foi o principal nome do Santos na vitória sobre o Figueirense. Além de marcar um belo gol de letra (veja no vídeo ao lado), ele ainda deu passe para Felipe Anderson marcar o dele e recebeu 7,5 pela atuação. Vale destacar ainda as participações de Montillo (Cruzeiro), Ronaldinho (Atlético-MG) e Deco (Fluminense).


ATACANTES:


Com público recorde no campeonato, o torcedor do São Paulo foi ver a estreia de Ganso. Viu Luis Fabiano e Rogério Ceni, ídolos do Tricolor serem decisivos. Mas viram também Osvaldo ser insinuante e levar a zaga do Náutico à loucura. Foi ele quem criou toda a jogada para o gol de Fabuloso, além de ter criado outras boas oportunidades para a equipe. Ele recebeu nota 8,0, a maior entre os atacantes. Completa a dupla de frente Henrique, do Sport. Ele entrou na segunda etapa e foi decisivo para a vitória sobre o Botafogo por 2 a 0. Além de deixar o dele (veja no vídeo ao lado), ainda deu o passe para o gol de Gilberto, recebendo nota 7,5 dos avaliadores. Outros jogadores da posição que estiveram bem e merecem o destaque foram Élber, do Cruzeiro, e Luan, da Ponte Preta.