O escolhido para atender à imprensa no CT Rei Pelé nesta quinta-feira (01) foi o craque Neymar. Como sempre, a coletiva recebeu diversas jornalista e o camisa 11 do Santos FC respondeu a diversas questões. Dentre elas, mais uma indicação ao Prêmio Bola de Ouro Fifa, a ‘rivalidade’ com Messi, o futuro do Peixe, o desabafo após o empate com o Náutico, arbitragem e crescimento do futebol brasileiro.
Confira abaixo todas as respostas de Neymar à imprensa que compareceu ao treino do Santos FC no CT Rei Pelé:
Segundo ano seguido indicado ao Prêmio Bola de Ouro Fifa
A felicidade é muito grande. Não tem nem como explicar o sentimento de alegria que tenho por estar pela segunda vez entre os 23 do mundo. Meu objetivo nunca foi o melhor do mundo, mas sim disputar os melhores campeonatos do mundo. Hoje pela segunda vez, me faltam adjetivos para explicar. Estou muito feliz.
Prêmio Puskas 2012?
Tenho dois gols que fiz, que gosto muito. O primeiro contra o Inter e o contra o Atlético Mineiro. Os dois estão disputando juntos.
Entre os 3 do mundo?
Acho que é muito difícil, porque tem vários jogadores que considero craques. Na minha opinião o melhor ainda é o Messi. Cristiano Ronaldo também.
O meu momento é de muita felicidade, alegria de estar vindo muito bem, fazendo gol, ajudando ao Santos FC, à Seleção Brasileira e conseguindo títulos. Mais um ano maravilhoso para mim conquistando títulos, ajudando o Santos FC e a Seleção, enfim, todo mundo.
Desabafo após empate com o Náutico
Eu errei em expor no que falei na saída de campo. É um assunto entre nós, que a gente tem que conversar lá dentro para não acabar um mal com o outro. Todo mundo entendeu o que quis dizer. Não quis falar mal de ninguém. Nossa equipe é uma grande equipe. Apesar de jovem, tem grande experiência. Conquistou dois títulos esse ano e não é qualquer equipe que conquista dois títulos por ano.
Mas ano que vem vamos voltar com tudo, em busca de uma vaga na Libertadores. Infelizmente não chegamos aonde queríamos nesse fim de ano.
Título do Campeonato Brasileiro?
Espero que ano que vem, possa estar disputando a primeira colocação do Brasileiro, estar jogando mais pelo Santos FC e ajudar a equipe. Vi um ídolo meu vencer e que tenho muita vontade conquistar também (Robinho).
Status de ídolo
Não apenas eu tenho que me prevenir um pouco. São todos os jogadores. A dimensão que um jogador tem fazendo alguma coisa é muito grande. Sempre toma essa precaução, para que a gente não dê audiência para os outros falar mal da gente.
Sem Libertadores e sem ouro
Eu particularmente gosto de vencer tudo quanto é jogo, ou campeonato que tiver pela frente. Sempre dou meu máximo. Às vezes conquista ou não. Nem sempre se ganha tudo. Deixamos a vaga da Libertadores ir embora. Perdemos as Olimpíadas. Mas são detalhes que a gente aprende e cresce para melhor e fazer com que esses detalhes não escapem.
Recordes de 2012 e a eleição do melhor mundo
Estou sendo melhor em gols do que no ano passado. Muito feliz por quebrar esses recordes pessoais.
Os três melhores do mundo para mim são: Iniesta, Cristiano Ronaldo e Messi. Messi em primeiro.
Comparações e Seleção Brasileira
São fantásticas. Fico feliz em ser comparado a Ronaldo e outros grandes craques que já vestiram a camisa da Seleção. Fico honrado e muito feliz. Ronaldo é fantástico por tudo que fez no futebol, sou fã dele e suspeito para dizer sobre.
A Seleção vem em uma crescente boa, estamos criando identidade, o grupo pegando confiança e no decorrer das partidas, as coisas vão acontecendo melhor.
Arbitragem
Errar é humano. Todo mundo sabe disso. Independente se é um árbitro ou jogador. Enfim, todo mundo erra. Nesses últimos jogos, tive não um problema, estava em uma partida tentando driblar e o juiz dizendo para mim “Fica em pé, fica em pé”. Perguntei por que estava perguntando para mim, me intimando...
Não acho necessário dizer isso. Não falei para ninguém, é uma coisa chata e só estou falando agora. Não gosto de simular. Todos sabem que sou leve e as quedas é para acabar prevenindo as lesões.
Fiquei muito chateado com isso, pois o árbitro está me intimando e não deixando eu jogador tranquilo. Alguns árbitros são duros. Futebol, para mim, é diálogo. Onde você não tiver conversa, até em uma família, você não vai acertar nunca.
Jogar mais pelo Santos FC em 2013
Do jeito que sou fominha, não quero ser dispensado em nenhum jogo.
Elogios de Messi
O melhor de sua profissão te elogiar fico muito contente com isso. Meu trabalho está dando certo, pessoas do mesmo ramo me dando valor. Quero vê-lo sempre quebrando recordes, pois sou fã e torço pelo bem do futebol. Ele é um ídolo para todo mundo, independente de rival.
Média de títulos
Todo campeonato tem seu valor, independente de estadual, sul-americano, internacional. Todos tem seu valor, você fica feliz e coloca em seu currículo. Mantivemos a média de títulos por ano, que são dois. Meu time continua me ajudando muito.
Melhor do Mundo?
O Messi, sem dúvida, é o melhor do mundo. É fantástico. Quero ajudar ao Santos FC e à Seleção. As coisas acontecem naturalmente. Minha meta é ser campeão do mundo.
Brasileiro 2013
Fico chateado e ao mesmo tempo feliz, por deixar de jogar pelo Santos FC e jogar pela Seleção, que é um sonho que tenho desde criança. É uma balança igual. Espero sim ajudar mais o Santos FC e também jogar pela Seleção. Espero que possam encaixar as datas certinhas.
Maior artilheiro do Santos FC em uma temporada e quebrando recordes de Serginho Chulapa
Não tenho nada contra o Serginho. Respeito muito e me acolheu muito bem aqui. As minhas metas e recordes fico muito feliz com cada meta que alcanço, a cada gol que faço. Mas isso vem acontecendo naturalmente.
Vou continuar treinando e fazendo gols. Só assim conseguimos aumentar o número de gols e ajudar o Santos FC. Não traço metas. As coisas vão acontecendo.
Jogar ao lado do Messi
Imagina ele aqui (CT Rei Pelé)? Seria muito bom, maravilhoso.
Fora da Libertadores
A Libertadores é um campeonato que todo mundo gosta de jogar pelo duelo e pela dimensão que tem. Nunca vou deixar de disputar algum campeonato. Mesmo que fosse o da esquina, ia disputar e ganhar. Nos campeonatos que entraremos em 2013, jogaremos para ganhar.
Crescimento do futebol brasileiro
O futebol brasileiro vem crescendo muito. Faz tempo que vem sendo reconhecido mundialmente. O Brasileiro tem quase a mesma dimensão que a Europa. Se Deus quiser, um dia vai chegar lá.
Camisa 10 no Santos FC
Como o Ganso, são poucos que existem no futebol. Mas a gente tem o Felipe Anderson que vem muito bem, honrando a camisa 10. São estilos de jogo diferentes. O Ganso é mais clássico, e o Felipe Anderson mais agudo e de correria.
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao