sábado, 10 de novembro de 2012

Há 100 anos, Peixe entrava em campo para realizar o segundo jogo oficial




Há exatos 100 anos, no dia 10/11/1912, o time santista entrava no campo da Av. Ana Costa, nº 22, em Santos - hoje no local situa-se a igreja Coração de Maria –, para disputar a sua segunda partida oficial de um total de 5636 até hoje disputadas. O campo daquela partida era do CA Internacional e o adversário do Peixe foi o time do Scratch Inglês.


O então Santos Foot-Ball Club, que ainda não tinha as cores brancas e pretas, e sim o azul, o branco e frisos dourados como suas cores, venceu a equipe do Scratch Inglês pelo placar de 1 a 0 com gol do principal idealizador de sua fundação, Raymundo Francisco Marques.


O time usou camisas de passeio brancas com uma braçadeira azul e formou com Julien Fauvel; Sidnei e Arantes; Simon, Oscar e Montenegro; Raymundo Marques, Damaso, Nilo, Haroldo e Arnaldo Silveira. O orientador da equipe era o irlandês e também jogador Harold Cross, já que Urbano Caldeira ainda não participava da vida do clube santista.


O campo de treinos usado pela equipe situava-se na Villa Macuco, mas suas dimensões eram diminutas e, por isso, os jogos lá realizados não entram nas estatísticas do Alvinegro da Vila. No campo da Av. Ana Costa, o time jogou 14 partidas no período de 1912 a 1914 e venceu 11, empatou 03 e não perdeu nenhuma. Arnaldo Silveira e Adolpho Millon marcaram 7 gols cada um, com Paul na vice-artilheira com 6 gols.


Depois que deixou de jogar nesse campo, que passou a ser alugado ao Clube Atlético Santista, o Santos passou a mandar seus jogos no campo da av. Conselheiro Nébias onde disputou 17 partidas vencendo 15 empatando 01 e perdendo 01, até a inauguração do campo da Vila Belmiro em 1916.


Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/santosfc

Facebook: www.facebook.com/santosfc

Youtube: www.youtube.com/santostvoficial

Flickr: www.flickr.com/santosfc

Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao