sábado, 10 de novembro de 2012

Ídolo na Ponte Preta, Dicá fala sobre rápida passagem pelo Santos


Com 154 gols em 581 jogos, Oscar Bueno Filho, o Dicá, é considerado o maior jogador da história da Ponte Preta. Mas o grande ídolo da Macaca chegou a atuar por outro famoso clube Alvinegro: o Santos.


A passagem foi rápida, apenas por um ano, em 1971. Mesmo com poucas oportunidades no Peixe, Dicá classificou a ida para o Santos como uma das melhores experiências de sua carreira.


- Foi uma das melhores experiências que eu tive dentro do futebol. Primeiro, por ter saído da Ponte Preta ainda jovem e não ter uma experiência do que era um time grande. Jogar contra é uma coisa, participar de um elenco é outra. Quando fui para o Santos, o time era a base de seleção brasileira e argentina. Cejas, Carlos Alberto, Ramos Delgado, Rildo, Clodoaldo, Edu. Tinha o dez, né? (risos). Aquele tinha uma certa intimidade com a bola, fazia uns golzinhos por aí (risos). Também jogava o Lima, que tinha uma história bonita no Santos também.


Antes de ir para o Alvinegro Praiano, Dicá revelou que quase foi parar no futebol carioca. Entretanto, a chance de jogar ao lado de Pelé e outros jogadores da seleção brasileira o chamou a atenção.


- A Ponte tinha duas propostas de compra. Uma do Fluminense, com quem eu tinha até acertado salário, e outra do Botafogo. Daí apareceu o Santos na história. Até então, não estava sendo divulgada essa possibilidade. Eu fui para o Santos por empréstimo de três meses. Pensei na oportunidade em jogar ao lado do Pelé e de tantas feras.


O ídolo da Ponte Preta falou sobre a passagem pelo Peixe e comentou que pouca chance de ser contratado, em definitivo, pelo Santos, acabou o desmotivando no clube.


- O passe estava estipulado em um valor que o Santos não tinha recurso para comprar. Os primeiros três meses foram os melhores. Eu estava naquela expectativa. Fomos para uma excursão, viajamos pelo mundo e fomos bem. Estávamos entrosados. Quando passou esse período, o Santos renovou meu empréstimo por mais três meses e eu senti um baque. Pensei: “O negócio vai complicar”. Botei na cabeça que não ia dar e acabei perdendo a motivação.


Presente do Rei


Durante a curta passagem pelo Alvinegro Praiano, Dicá pode conviver um pouco com Pelé. Apesar de não ter um relacionamento mais próximo do Rei, o ex-meia chegou a ganhar um presente do Alteta do Século.


- Isso foi até marcante porque me pegou de surpresa. Eu estava com o Léo Oliveira no quarto, nos Estados Unidos, e a porta do nosso apartamento era ligado ao dele. De repente ela se abriu, ele veio e me falou: “Dicá, trouxe um negócio para você”. Era um terno, que ele ganhou, e ele me deu. Foi um estímulo.


Após sair do Santos, Dicá foi para a Portuguesa, onde jogou entre 1972 e 1976. Depois de passar pela Lusa, ele retornou a Ponte Preta, clube pelo qual atuou até o final de 1985. Ele ainda vestiu a camisa do Araçatuba antes de se aposentar.


Dicá Santos Ponte Preta (Foto: Reprodução / TV Tribuna)Ídolo na Ponte Preta, Dicá relembrou passagem pelo Santos em 1971 (Foto: Reprodução / TV Tribuna)