domingo, 4 de novembro de 2012

Pelé, sobre 'duelo' com Messi: 'Que daqui a 200 anos tenha mais alguém'


Uma comparação difícil de fazer. Pelé e Messi , dois grandes nomes do futebol mundial. Muitos usam como argumentos os dribles, mas outros se apegam aos números e estatísticas. Lionel Messi conquistou créditos nos últimos anos para que o debate pudesse existir. Pelé não foge do assunto e elogia o talento do jogador.


- Eu fazia um papel, e o Messi faz o mesmo papel. A gente não joga de centroavante. Não jogamos como o Ronaldo. Somos jogadores de compor o meio de campo. Eu acho que o valor do Messi está aí. Chegar a tantos gols sem ser o jogador que fica lá na frente.



Para mim é um orgulho estar tão perto dessa pessoa"


Messi sobre Pelé



A polêmica começou há duas semanas no site do Barcelona . Com o anúncio de que Messi está à beira de bater uma das marcas de Pelé, o mundo passou a acompanhar a possível façanha. Na sua melhor temporada, em 1958, o Rei marcou 75 gols defendendo o Santos e a seleção brasileira.


- É até bom. Porque muitas vezes a nova geração esquece. Essa é uma oportunidade de refrescar a memória dos mais jovens. Espero que daqui a 200 anos tenha mais alguém para comparar – disse Pelé.


Messi está com 73 gols em partidas oficiais pelo Barcelona e pela seleção argentina. Faltam apenas dois gols para alcançar Pelé. Conhecido pela sua timidez, o argentino prefere falar pouco sobre o assunto e mantém os elogios ao ídolo.


- Para mim é um orgulho estar tão perto dessa pessoa que é tão grande no mundo do futebol. Mas te digo: é só uma estatística, nada mais – disse Messi.


Pelé e Messi Esporte Espetacular (Foto: Reprodução/TV Globo)Messi (Foto: Reprodução/TV Globo)


Os números surgem por todos os lados. A primeira questão está nos pênaltis. Messi tem 13 gols das cobranças de penalidade. Já Pelé não era o cobrador da época.


- O batedor de pênalti era eu. Porque eu batia muito forte e errei muito pouco pênalti – contou Pepe.


A idade também influencia. Se a comparação for feita no mesmo período de vida dos dois jogadores, com 25 anos, Pelé está na frente. Messi tem uma média de 0,74 gol por partida. O Rei tinha média duas vezes maior. O brasileiro também já havia erguido 21 taças, sendo duas delas em Copas do Mundo. O argentino, por sua vez, tem 19 títulos e nenhuma Copa do Mundo.


- Se for começar a fazer comparações, não dá. Essas estatísticas são muito polêmicas. Coisas do momento – afirmou Pelé.


Pepe lembra que a mídia atual, com mais opções, beneficia o argentino. Na época, Pelé não tinha as mesmas facilidades.


- Muita coisa do Pelé ficou para trás, não foi documentada. Ele não tinha essa possibilidade de ver os seus gols como o Messi tem hoje. Eu era um privilegiado. Via os estragos que ele fazia, os gols maravilhosos – contou o ex-ponta do Santos.


A dificuldade em campo também entra no debate. Antigamente, Pelé jogava o Campeonato Paulista contra times como o Ferroviária de Araraquara e o América de Rio Preto. Messi joga contra times grandes, como Inter de Milão e Real Madrid. Uma diferença que traz à tona outra discussão: o estilo de jogar.


- Eu acho que não é uma questão de números, eu acho que é uma questão de preferência, de gosto. Eu sei que meu avô ainda vai preferir o Pelé porque o Pelé é o maior atleta do século 20, não tem discussão. O Messi, talvez ele, é o do século 21, mas ainda está com 25 anos e tem muito na frente, muito caminho para caminhar – disse Arturo Lezacano.


Pele Brasil x Malmo em 1960 (Foto: Reprodução)Pelé jogando pela Seleção Brasileira em 1960 (Foto: Reprodução)


A experiência de Pelé ainda fala mais alto para alguns. Mas a serenidade de Messi conquista outros. Para os dois, não importa o resultado da comparação, o que vale é saber admirar o outro jogador.


- É uma coisa de respeito. Eu já chamei a atenção de jogadores jovens, que estavam começando, com respeito à maneira do procedimento dele de agir. É um jogador que não se vê em polêmica, não se vê em baladas, não se vê em briga. O que ele mostra é futebol dentro de campo – disse Pelé.


Mas, lá no fundo, Pelé não perde a pose de Rei. Se Messi vai bater marcas e conquistar mais títulos, ninguém sabe. O que Pelé garante é estará de olho no argentino.


- Ele pode fazer tudo. Para Deus, nada é impossível. Mas vai ter que fazer. E eu vou estar aqui para ver, porque eu sou um homem de três corações – brincou o Rei.