Quase pronta, Arena do Grêmio já teve seu gramado
plantado (Foto: Reprodução/Twitter)
Se em 2012 a média de público caiu em relação ao ano passado, para os próximos anos a tendência é aumentar, na opinião do comentarista do SporTV Telmo Zanini. Para o jornalista, com a reabertura e a inauguração de novos estádios, principalmente os que serão usados na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014, os torcedores voltarão a frequentar as arquibancadas.
- Estamos há dois anos com muitos dos principais estádios do Brasil fechados ou em obras. Não vejo desinteresse. Os clubes continuam vendendo camisas, tudo continua funcionando. O número de pagantes diminuiu, mas daqui a dois anos a média vai voltar para 30, 35 mil pagantes por jogo - disse o comentarista.
Neste ano, a média de público é de apenas 12.762 pagantes. Para o colunista da "Folha de S.Paulo" Fábio Seixas, com as exigências da Fifa para as novas arenas, a tendência é o torcedor encontrar mais conforto para assistir aos jogos.
- Todas as arenas feitas para a Copa vão reduzir bastante os desconfortos e os problemas de ir a um estádio que existem hoje em dia. Além disso, tem a atracão pela novidade. Na medida em que essas arenas forem inauguradas, a tendência é o público melhorar.
Castelão será o primeiro estádio da Copa do Mundo a ser inaugurado (Foto: Kid Junior / Agência Diário)
Já o comentarista Lédio Carmona não acredita que a nova média de público não voltará aos números mostrados até a década de 1990. O jornalista lembra que, hoje, o futebol precisa "concorrer" com atrações culturas, que são cada vez mais diversificadas.
- Existem mais atrações. Antigamente não tinha o que fazer. Hoje você abre o jornal e têm vários programas para fazer, do samba ao cinema, ao programa mais cabeça. Existem muito mais opções de lazer. O mundo mudou.
Já em dezembro três grandes estádios serão inaugurados. A Arena do Grêmio será aberta no dia 8, em amistoso do Tricolor gaúcho contra o Hamburgo, da Alemanha. A abertura da Arena Castelão, em Fortaleza, terá sua inauguração no dia 18 ou 19. Já o Mineirão deve ter suas obras terminadas no dia 21.