Jonatas Gama venceu entre os homens nos 4 km
(Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)
Cerca de 2.500 corredores, entre atletas profissionais, amadores e até crianças, participaram neste domingo pela manhã da Santos Run, corrida de rua que integra as comemorações do centenário do Santos. A expectativa, naturalmente, era de festa 100% alvinegra nas quatro principais provas do dia (quatro e oito quilômetros, masculino e feminino). Entre as mulheres, o "fator casa" se confirmou, e a vitória foi para duas torcedoras do Peixe. Dois são-paulinos, no entanto, "estragaram" as pretensões santistas, e levaram a melhor na disputa entre os homens.
A largada foi dada pontualmente às 7h40 em frente ao portão principal da Vila Belmiro, sob a batuta dos ex-jogadores Robert e Serginho Chulapa e o hino do Santos ao fundo. O primeiro a retornar à entrada do estádio foi Jonatas Gama, são-paulino de 35 anos e vencedor da prova masculina de quatro quilômetros, com o tempo de 12 minutos e 45 segundos.
- É uma prova muito rápida e, por isso, mais desgastante. Estava muito disputada lá no começo, então tive que tentar me destacar dos demais logo no começo. Pela história enorme que o Santos tem, é o maior prazer para qualquer atleta que torça para outro time ganhar uma prova como essa. Deus me iluminou para que pudesse conquistar essa vitória - comemorou.
A "resposta" santista veio pouco depois, com Ana Luiza dos Anjos Garcez, vencedora nos quatro quilômetros para mulheres. "Animal", como é conhecida a corredora paulistana de 50 anos, é rosto conhecido nas corridas de rua. Outrora envolvida com drogas, tráfico e assaltos a banco, viu no esporte a chance para sobreviver. Ana Luiza não escondeu a alegria com o tempo de 14 minutos e 56 segundos e a vitória na prova que homenageia o clube do coração.
- Vinha correndo na altitude, então vim tranquila para a prova, sabia que ela seria minha. Se não fosse o esporte, acho que estava morta. Ele evita que você pense na droga, em coisas ruins. É ainda mais emocionante vencer a prova aqui no Santos. Quando entrei no estádio (a Vila Belmiro é parte do percurso), foi uma emoção grande - contou.
Os são-paulinos retomaram a "dianteira" da Santos Run com a prova de oito quilômetros para homens, com a vitória de Giovanni de Jesus Santos, de 31 anos, registrando 24 minutos e 47 segundos. Sergipano residente em Santos há 18 anos, ostenta no currículo títulos em provas como a Meia Maratona A Tribuna Praia Grande e na Maratona de Buenos Aires. O curioso é que até sábado, um dia antes da Santos Run, Giovanni sequer estava inscrito na disputa.
- Eu estava fora da cidade, fiquei sabendo em cima da hora. Liguei para o Fábio (Maradei, assessor de imprensa do Santos), e ele me convenceu a vir, que me ajudaria na inscrição. Então, essa vitória eu dedico a Deus e, em segundo lugar, ao Fábio. Uma corrida dessas nunca é sossegada. Sempre tentamos nos superar, mas graças a Deus deu certo - comemorou.
Mas ainda havia a prova feminina dos oito quilômetros, e aí o favoritismo santista se confirmou - com direito a dobradinha. Em primeiro lugar, ficou Sirlene Souza Pinho, de 36 anos e medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, com 27 minutos e 24 segundos. Logo atrás veio outra torcedora fanática pelo Peixe: Maria dos Remédios Castro, de 43 anos, com 29 minutos e 56 segundos.
- Fiz uma a prova muito forte. Adorei meu tempo, consegui fazer abaixo dos 28 minutos, o que é muito bom. É uma vitória que decido a todos os torcedores do Santos, em especial o Léo e o Robert, que sempre foram meus ídolos - vibrou Sirlene, após dar um forte abraço em Maria dos Remédios, com quem comemorou o resultado segurando uma bandeira do Alvinegro.