Neymar defende a Seleção nesta quarta e desfalca
o Santos diante do Linense (Foto: Agência Reuters)
A participação do Santos na 10ª Assembleia Geral da Associação de Clubes da Europa, em Doha, no Catar, servirá de experiência para o clube na luta pela modificação do calendário do futebol brasileiro. A afirmação é de Felipe Faro, superintendente de esportes e representante do Alvinegro no encontro. Principal interessado na questão por ter Neymar , astro da Seleção constantemente convocado, o Peixe usará a reunião para aprender e posteriormente tentar mudar o atual quadro – o Corinthians é o outro time brasileiro representando no encontro.
De acordo com o dirigente santista, além da questão do calendário, também está na pauta da reunião o ressarcimento das federações locais aos times prejudicados por atletas que são convocados e voltam lesionados.
- Estamos como ouvintes, pois não temos filiação, mas (o encontro) servirá de experiência para depois lutarmos pelas mudanças no futebol brasileiro. Há um agravante para os clubes brasileiros, pois os campeonatos locais não param durante os amistosos – diz Faro.
- É muito bom ter o Santos e o Corinthians como convidados do Brasil. Aqui estão todos os clubes europeus, dirigentes de ponta. É uma demonstração de importância – completa.
Uma das vontades públicas do presidente Luis Alvaro Ribeiro é que, caso haja uma adequação de datas, o Santos volte a excursionar pela Europa, como fazia nos tempos de Pelé.
Essa é a primeira vez que clubes de fora do continente europeu são convocados para o evento. Além do Timão e do Peixe, o Boca Juniors também já confirmou presença. A Associação de Clubes foi fundada em 2008 e já ganhou reconhecimento tanto da Fifa quanto da Uefa. O Barcelona é o atual líder do ranking, seguido por Bayern de Munique e Manchester United.
Sem Neymar, Arouca (convocados pela Seleção para o amistoso contra a Inglaterra, em Londres) e Montillo (em defesa da Argentina contra a Suécia, em Estocolmo), o Santos enfrentará o Linense desfalcado, nesta quarta-feira, às 19h30m, pela sexta rodada do Campeonato Paulista.
Clique e assista aos vídeos do Santos