terça-feira, 23 de abril de 2013

Calendário do futebol brasileiro pode mudar



23/04/2013 21:35:00




Ministério do Esporte estuda fazer mudança para adptar ao modelo europeu


Segundo o jornalista Bernardo Itri, da Folha de São Paulo, o Ministério do Esporte está planejando uma mudança "forçada" do calendário do futebol brasileiro. Seria um projeto que adaptaria ao atual modelo europeu, ou seja, com datas semelhantes aos estrangeiros.


No formato atual, a temporada começa em janeiro e tem o fim em dezembro. Com o novo possível acordo, o calendário se iniciaria em agosto e terminariam em maio ou junho do ano seguinte. O governo teria a intenção de fazer a troca o mais cedo possível.


Porém, para que tudo saia do papel, seria necessária uma aprovação de todos os clubes, federações e, mais importante, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O objetivo principal era aumentar a pré-temporada e igualar as datas das janelas de transferência com os europeus.


Não é primeira vez que tal assunto vem à tona. Vários clubes já se mostraram favoráveis a troca do calendário. Já que muitos reclamam dos longos torneios estaduais e curto tempo de preparação dos atletas, após o retorno das férias.