quinta-feira, 4 de abril de 2013

Por 'vaga' no G-4, Santos recebe desesperado Azulão no Pacaembu


Neymar treino Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Neymar comanda o Santos diante do São Caetano

(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


Encaminhar a classificação às quartas de final do Campeonato Paulista entre os quatro primeiros, aproveitar a reta final da primeira fase para testar novos atletas e poder se concentrar em paz para a estreia na Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, no Piauí, contra o Flamengo-PI. É com esse objetivo que o Santos vai a campo nesta quinta-feira, às 19h30, para enfrentar um desesperado São Caetano, no Pacaembu, pela 17ª rodada do Estadual.


A vaga na próxima fase, que dependia de um empate, acabou vindo por antecipação ao Santos na terça-feira, graças a derrota do Bragantino para o XV de Piracicaba. O objetivo, agora, é garantir um lugar no G-4 do Paulistão, para ter a vantagem do mando de campo nas fase decisivas da competição. Em terceiro lugar, com 32 pontos, o Peixe está três atrás do líder São Paulo e a dois da Ponte Preta, mas com dois de vantagem em relação ao Corinthians, primeira equipe fora do grupo dos quatro melhores do torneio.


Para dar novo passo rumo ao objetivo, o Santos terá a presença de Neymar - que está a dois gols de ganhar mais uma posição no ranking dos maiores artilheiros da história do clube (atualmente é o 14º, com 132 gols) - e a volta de Léo. Ao mesmo tempo, Muricy terá que lidar com três desfalques (Edu Dracena, Arouca e Bruno Peres) do time considerado titular.



Em situação dramática no campeonato, o São Caetano vai para o tudo ou nada contra o Santos. Vice-lanterna com apenas 11 pontos, o clube do ABC precisa desesperadamente somar pontos para se manter na briga pela permanência na Série A-1. O Azulão está três pontos atrás do Ituano, 16º colocado e primeiro time hoje fora da zona de rebaixamento.


O árbitro no Pacaembu será Antonio Rogério Batista do Prado, com Anderson Jose de Moraes Coelho e Ricardo Pavanelli Lanutto como auxiliares. O Premiere FC transmite o jogo ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em tempo real a partir das 19h.




header as escalações 2


Santos: em relação ao time que bateu o Oeste no último domingo por 2 a 1, mudanças nas duas laterais: Bruno Peres e Guilherme Santos saem para as entradas de Galhardo e Léo. De resto, com as ausências de Edu Dracena e Arouca, o time é o mesmo. O Peixe vai a campo com Rafael Cabral; Rafael Galhardo, Neto, Durval e Léo; Renê Júnior, Alan Santos, Cícero e Montillo; Neymar e Giva.


São Caetano: como a equipe não conseguiu treinar na quarta-feira por causa de uma forte chuva que castigou o ABC, o técnico Daniel Martine vai para o duelo com dúvidas na zaga, no meio de campo e no ataque. A única certeza é o atacante Jobson, que volta a ser relacionado após seis rodadas. O Azulão deve entrar em campo com: Fábio; Bruno Aguiar, Eli Sabiá e Adriano (Bustamante); Samuel Xavier, Moradei (Pirão), Fabinho, Éder (Pedro Carmona) e Diego; Danielzinho (Jobson) e Jael.


quem esta fora (Foto: arte esporte)


Santos: Arouca (estiramento na região postero-medial da coxa direita), Bruno Peres (lesão no músculo adutor da coxa esquerda), Edu Dracena (tendinite) e Miralles (edema na coxa esquerda).


São Caetano: Wagner, expulso na última rodada, e Gabriel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, são as baixas da equipe.


header fique de olho 2


Santos: Alan Santos. Depois de quatro anos de clube, o volante parece enfim conquistar seu espaço. O jogador tem recebido vários elogios de Muricy e terá a missão de substituir Arouca. Em alta, o atleta tem nova chance para mostrar serviço ao treinador.


São Caetano: Jael. Contratado durante o Campeonato Paulista, o experiente atacante é a aposta do Azulão para vencer a defesa santista e manter a equipe na luta pela permanência na Série A-1 do Paulistão.


header o que eles disseram


Neto, zagueiro do Santos: No São Caetano, a maioria dos jogadores já se destacou em times grandes. Não há time bobo, futebol não tem dessa. Vira e mexe, é um time que sofre mudanças, alterou agora a comissão técnica, o que é um algo a mais para os jogadores. Eles querem mostar serviço, então temos que fazer o nosso melhor, brigar para estar lá em cima”.


Fabinho, volante do São Caetano: Estamos em uma situação muito complicada e sabemos que não podemos mais adiar nossa reação. Este pode ser o jogo da virada. Se derrotarmos um adversário do porte do Santos vamos crescer na reta decisiva”.


header números e curiosidades


* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia


* Diante do São Caetano, o Santos atua pela quarta vez no Pacaembu em 2013, sendo a terceira de forma oficial. Na capital, o Peixe venceu o Grêmio Barueri por 4 a 0 em amistoso de abertura de temporada, perdeu para o Paulista (3 a 1) e empatou sem gols com o Palmeiras - esses dois últimos jogos em partidas válidas pelo Paulistão


* Nos dois últimos anos, o Santos não conseguiu vencer o São Caetano. No Paulistão de 2011, as duas equipes empataram por 3 a 3 em Barueri e ano passado o Azulão venceu por 2 a 1, no ABC. A última vitória santista foi pelo Paulistão de 2010 (3 a 1 em São Caetano do Sul).


* Há seis anos, Santos e São Caetano decidiram o Paulistão e se enfrentaram duas vezes no Morumbi; O Azulão venceu o jogo de ida por 2 a 0, com gols de Luiz Henrique e Somália e o Peixe deu o troco, na partida de volta, também por 2 a 0 (Adaílton e Moraes marcaram para o Alvinegro). O clube praiano ficou com o título graças a melhor campanha na fase de classificação.


header último confronto v2


São Caetano e Santos se enfrentaram pela última vez no Paulistão do ano passado, no Anacleto Campanella, no dia 8 de abril. Mesmo com o time completo - o Peixe também estava na disputa da Libertadores - o Alvinegro foi derrotado por 2 a 1, de virada. Neymar fez para os santistas, mas Geovane e Marcelo Costa, na etapa final, garantiram os três pontos ao Azulão.