sábado, 8 de junho de 2013

Santos terá de prestar contas sobre venda de Neymar ao Conselho Fiscal


Neymar coletiva apresentação Barcelona (Foto: EFE)Atacante Neymar já foi apresentado no seu novo

time, o Barcelona (Foto: EFE)


Em meio a todo mistério que se criou sobre os valores da venda do atacante Neymar para o Barcelona a diretoria do Santos terá de prestar contas ao Conselho Fiscal do clube até o próximo dia 11, terça-feira. Este tipo de procedimento é uma norma do estatuto do clube e deve ocorrer após 15 dias da rescisão do contrato do atleta negociado – no caso de Neymar, o distrato foi assinado no dia 27 de maio.


- Vamos fazer o dossiê e enviar ao Conselho Fiscal – confirmou o superintendente de futebol do Peixe, Felipe Faro.


Membros Conselho Deliberativo também cobram para terem acesso a esses documentos e saberem exatamente quanto entrará nos cofres do Peixe pela venda do seu principal jogador.


A expectativa dos conselheiros é que o vice-presidente Odílio Rodrigues, que está no comando do clube enquanto o presidente Luis Alvaro de Oliveira segue de licença médica, apresente os números na próxima reunião do Conselho, dia 18 deste mês.


Os valores da transação causaram polêmica depois do Barcelona divulgar que investiu 57 milhões de euros (R$ 160 milhões) para contratar Neymar. No entanto, o montante será partilhado entre o Santos, o jogador, a DIS (grupo de investidores, que detinha 40% dos direitos econômicos do jogador) e a Teisa (grupo de empresários ligados ao Santos, que era dono de 5% do craque).


Até agora o Santos não falou publicamente sobre os valores, pois afirma que existe um sigilo contratual. O clube, no entanto, teria informado a DIS de que recebeu 17 milhões de euros (R$ 47 milhões), o que também gerou confusão. Os investidores cobram transparência na negociação e já se preparam para brigar na Justiça com o clube.


Outro ponto que pode ser explicado nesta prestação de contas são os 10 milhões de euros que o Barça teria disponibilizado em 2011 para comprar Neymar. O Peixe diz desconhecer qualquer adiantamento, enquanto pai do jogador, Neymar da Silva, disse que ele seria para comprar a parte da DIS, mas que acabou não sendo utilizado na época.


Leia trecho do estatuto do Santos a respeito da venda de jogadores:


"Qualquer transação, incluindo compra, venda, cessão de direitos, ou qualquer outra, envolvendo atleta profissional de futebol, cujo valor da parte que caiba ao SANTOS seja superior a 20% (vinte por cento) das receitas previstas no orçamento, deverá contar com parecer posterior do Conselho Fiscal quanto aos aspectos formais e éticos da transação. Para esse efeito, de maneira a permitir tal manifestação obrigatória do Conselho Fiscal, o Presidente do Comitê de Gestão, no prazo de 15 (quinze) dias contado da assinatura de qualquer documento vinculativo relacionado com a transação, deverá encaminhar ao Conselho Fiscal todos os documentos, incluindo contratos firmados e correspondências trocadas, e prestar ao Conselho Fiscal todas as informações consideradas relevantes, pertinentes à transação em questão".