terça-feira, 25 de junho de 2013

Dupla da Seleção inspira Gustavo Henrique, promessa da zaga santista


Titulares da seleção brasileira na Copa das Confederações, Thiago Silva e David Luiz são as inspirações do jovem Gustavo Henrique, zagueiro de 20 anos e considerado uma das promessas da nova safra de Meninos da Vila. O defensor, campeão paulista sub-20 e da última Copa São Paulo, tem a dupla como referência para a carreira.


- Vejo muito os zagueiros da Seleção, o David Luiz e Thiago Silva. Procuro ter o estilo de jogo deles. Gosto de sair jogando, ter a bola dominada, mas se precisar, eu dou o chutão, sem vergonha nenhuma. Sou zagueiro, não posso errar. Sem dúvida, eles são grandes ídolos - conta Gustavo Henrique, destaque santista na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no último dia 12, pelo Campeonato Brasileiro.


As inspirações do zagueiro não se limitam à Seleção. No Santos, Gustavo Henrique não esconde a admiração pelos experientes Edu Dracena e Durval, que há mais de três anos formam a dupla de zaga titular do Alvinegro. No elenco profissional desde o ano passado, o defensor destaca a convivência com os companheiros e as dicas que recebe para aprimorar seu futebol.


Gustavo Henrique, zagueiro do Santos (Foto: Divulgação/Santos FC)Jovem Gustavo Henrique se inspira na dupla de zaga da seleção brasileiro (Foto: Divulgação/Santos FC)


- O Edu e o Durval são grandes zagueiros. A gente se espelha muito neles. Conversamos bastante, tanto com o Durval como o Dracena. Eles passam muita coisa sobre posicionamento e como marcar o atacante adversário. Isso ajuda muito a mim, ao Jubal e ao Walace - diz, em referência aos demais zagueiros pratas da casa do elenco.


Criado na base do Vitória, Gustavo Henrique chegou ao Santos aos 14 anos. Até os 12, atuou como meio-campista, até ser testado (e aprovado) como zagueiro. O santista - que na última segunda-feira concedeu, no CT Rei Pelé, a primeira entrevista coletiva da carreira - aproveitou para se apresentar à torcida do Peixe.


- Procuro ficar mais posicionado (na zaga). Dentro de campo, a gente tem de conversar bastante, passando instruções um ao outro. Eu marco mais por zona. Por ser alto (1,93m - é o terceiro de maior estatura no elenco), procuro sempre ser mais rápido que o atacante e antecipar a jogada que ele vai fazer - conclui.