quinta-feira, 27 de junho de 2013

Atento ao mercado argentino, Santos tenta contratação de 'novo Barcos'


O Santos já sinalizou que pretende reforçar o seu elenco para a sequência da temporada com jogadores do futebol argentino. Um dos alvos da diretoria santista é Ignacio Scocco, atacante do Newell's Old Boys e vice-artilheiro da Taça Libertadores. A esperança dos dirigentes do Peixe é que o atleta consiga na Vila Belmiro o mesmo sucesso alcançado pelo conterrâneo Hernán Barcos no Palmeiras.


A semelhança com Barcos diz respeito à idade. Assim como o atual camisa 28 do Grêmio, Scocco não é mais um garoto. Aos 29 anos, ele é experiente e um dos líderes do Newell's que conquistou o Torneio Final do Campeonato Argentino e que está na semifinal da Libertadores - o clube enfrenta o Atlético-MG na reta final da competição continental. O negócio tem a aprovação do presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.


Ignacio Scocco Newell's Old Boys (Foto: AFP)Vice-artilheiro, Ignacio Scocco é o grande destaque do Newell's Old Boys na Taça Libertadores (Foto: AFP)


- Conversamos sobre esse jogador (Scocco). As informações que nós temos é de que é um grande jogador. Não é mais um menino, mas pode eventualmente ser um novo Barcos, com quem o Palmeiras deu muita sorte, já que ele também não era nenhum menino - argumenta Luis Alvaro.


O presidente do alvinegro, no entanto, garante que o clube ainda não abriu negociações para contar com o atacante, que tem contrato com o clube argentino até o dia 30 de junho e conversa com a diretoria do Newell's para renovar até, pelo menos, o fim da Libertadores.


- Ainda é especulação. Ele vai jogar contra o Atlético-MG, pela semifinal da Libertadores, e nós não vamos mexer nisso antes de encerrada a participação dele no campeonato continental, porque não gostaríamos que fizessem isso com nenhum jogador nosso - comenta o presidente.


O interesse no futebol de Scocco é mais um indício de que o Santos deve mesmo se desfazer do meia Patito Rodriguez e do atacante Miralles. Ambos têm sido pouco aproveitados por Claudinei Oliveira. De acordo com as regras da CBF, só é permitido que três atletas do exterior sejam relacionados por jogo em competições no Brasil. Além deles, o elenco ainda com Montillo, camisa 10 do Peixe.


Luis Alvaro Laor presidente do Santos arquivo (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Luis Alvaro sonha com time forte no Brasileirão

(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


Dispensados do Boca interessam


Scocco não é o único jogador do futebol argentino que interessa ao Peixe. De acordo com o presidente santista, o clube também está de olho nos dispensados pelo Boca Juniors. Entre os atletas descartados pelo Boca, está o também atacante Lucas Viatri, de 26 anos, que já foi oferecido ao alvinegro, mas não foi contratado porque os brasileiros consideraram elevada a pedida do time de Buenos Aires - cerca de R$ 6 milhões, por 70% dos direitos econômicos.


- Estamos de olho, sim. O São Paulo recentemente contratou o lateral-esquerdo (Clemente Rodriguez)... Nós queremos contratar jogadores para onde precisamos. Então, se estamos bem servidos no meio-campo, não adianta buscar um bom meia. Vamos, sim, atrás da nossa carência e ver o que há no mercado mercado para nos suprir - assinala.


Além de atletas do futebol argentino, o Santos estuda a contratação do lateral-esquerdo chileno Eugênio Mena, de 24 anos, que defende a Universidad de Chile.