quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pelé defende oportunidades à nova safra de Meninos da Vila e Claudinei


Pelé, camisa da seleção brasileira (Foto: Reprodução / TV Tribuna)Pelé aposta em novos Meninos da Vila e em

Claudinei Oliveira (Foto: Reprodução / TV Tribuna)


Maior ídolo da história do Santos e torcedor assumido do Alvinegro, Pelé reconhece que a saída de Neymar tem um peso significativo no elenco santista, mas acredita que a nova safra de Meninos da Vila tem condições de manter a equipe no topo do futebol brasileiro. Tanto que, para ele, o Peixe não tem necessidade de se apressar na busca por reforços e pode confiar nos garotos da base para a sequência da temporada.


- O Neymar era a grande figura do Santos, mas o time ganhou mesmo sem ele e o Muricy (Ramalho, técnico demitido em maio). Acho que é a oportunidade para a molecada, como já aconteceu com Robinho, Diego, Wesley, Neymar, dentre outros. O Santos, aliás, tem sorte nisso (risos). Temos uma boa base. Acho que (o Peixe) deveria esperar um pouco. Não há fácil quando sai um Neymar, um Robinho... Não tem de ir atrás de jogador agora. Eles aparecem naturalmente na base - avalia, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.


Pelé também confia em Claudinei Oliveira, treinador que assumiu o Santos após a demissão de Muricy e que deve permanecer no cargo depois do fracasso nas negociações com Marcelo Bielsa – o clube acena com a possibilidade, apesar de ainda estudar nomes do exterior, como o argentino Gerardo Martino, do Newell’s Old Boys.


- Todo treinador que aparece, como (Vanderlei) Luxemburgo, Felipão e mesmo o Bielsa, tiveram seu início. É bom dar oportunidade para uma cria nossa, pelo menos até o time precisar de um cara com mais cancha. Mas se a equipe estiver bem, deveríamos deixá-lo. Acho que o Santos está bem e deveria manter o mesmo treinador - considera.



Claudinei, aliás, é o principal responsável pela gradual conquista de espaço da nova geração de Meninos da Vila. Campeão paulista sub-20 e da Copa São Paulo, o treinador assumiu a equipe principal com vários jovens com quem trabalhou na base: Gabriel Gasparotto (goleiro), Gustavo Henrique, Jubal (zagueiros), Douglas, Emerson, Paulo Henrique (laterais), Alison (volante), Felipe Anderson, Pedro Castro, Leandrinho (meias), Victor Andrade, Gabriel, Neílton, Giva e Geuvânio (atacantes). Desde então, promoveu o meia Léo Cittadini e o zagueiro Walace.


Depois de um empate com o Grêmio (1 a 1) na Vila Belmiro e de uma derrota por 3 a 1 para o Criciúma no Heriberto Hülse, o Santos venceu a primeira tendo Claudinei no comando no último dia 12: 1 a 0 no Atlético-MG, na Vila. Diante do Galo, foram nove jogadores da base relacionados. Cinco foram titulares, sendo quatro (Gustavo Henrique, Leandrinho, Pedro Castro e Neílton) do time campeão da Copa São Paulo - Léo Cittadini, reserva, entrou no segundo tempo, no lugar de Rafael Galhardo. Contra o Criciúma, foram oito pratas da casa relacionados, sendo que nove tinham viajado para Santa Catarina.