domingo, 23 de junho de 2013

Claudinei vê Montillo 'líder' e pode mudar posicionamento do meia


As grandes atuações de Montillo por Universidad de Chile e Cruzeiro deixaram a torcida do Santos esperançosa quando o argentino foi anunciado como reforço da equipe para 2013. Seis meses depois, no entanto, o meia ainda não apresentou o futebol desejado por torcedores, diretoria e por ele próprio. O que não mexe com a expectativa que o técnico Claudinei Oliveira tem de seu camisa 10. O treinador, inclusive, pretende conversar separadamente e descobrir onde o jogador fica mais a vontade para jogar. Tudo para que a mais cara contratação da história alvinegra (R$ 16 milhões) assuma um papel de liderança no elenco.


Montillo treino Santos (Foto: Ivan Storti / Site Oficial do Santos)Claudinei acredita que Montillo possa liderar 'novo' Santos (Foto: Ivan Storti / Site Oficial do Santos)


- Pretendo conversar com o Montillo, sim. Ainda não fizemos trabalhos específicos para a equipe titular, mas quero ver como ele se sente mais à vontade (dentro de campo). A diferença que ele fez Cruzeiro nós queremos que ele faça a nosso favor. Ele terá sua função tática, como todos. Nós não vamos prejudicar o coletivo. Mas queremos deixá-lo numa situação em que se sinta a vontade. Sem o Neymar, ele pode liderar a equipe. Não podemos dar a responsabilidade só pra ele, mas é um jogador que tem condições de liderar nossa equipe tecnicamente - avalia.


O discurso de Claudinei dá a entender que Montillo pode ser utilizado em um setor diferente do que vinha sendo escalado até agora. Desde que chegou ao Santos, o meio-campista tem jogado centralizado, sendo responsável pela ligação com o ataque - função que, até ano passado, era de Paulo Henrique Ganso. No Cruzeiro, porém, o argentino se destacou como meia pela direita, tendo papel até mais ofensivo do que o atual, no Peixe. Tanto que Ney Franco, quando o São Paulo, quando esteve atrás do jogador, em 2012, cogitava utilizá-lo na vaga de Lucas, na ponta-direita.



Outra possibilidade é fazer de Montillo uma espécie de segundo atacante, tal qual já aconteceu no próprio Cruzeiro, no ano passado, quando o então técnico da Raposa, Celso Roth escalou Wellington Paulista como único homem de ofício no ataque da equipe. No Santos, caso a formação seja testada, o argentino daria suporte a Willian José e poderia abrir uma vaga no meio-campo santista, a ser ocupada por algum dos novos Meninos da Vila, como Leandrinho, Pedro Castro, Léo Cittadini e mesmo Neílton - que poderia cair pela esquerda, com Montillo à direita.


Montillo, por sua vez, afirma que só vai se manifestar quanto ao setor onde prefere jogar se for perguntado por Claudinei - que o dirigiu somente no empate em 1 a 1 com o Grêmio, já que desfalcou o Santos contra Criciúma e Atlético-MG, por estar com a seleção argentina.


- Sempre tento fazer o que o treinador pede. Não gosto de falar onde prefiro jogar. Se ele pedir para eu ficar de lateral, eu fico. Penso no grupo. Com certeza, quero recuperar o futebol do Cruzeiro. Sei que as coisas ainda não aconteceram do jeito que eu queria, mas acredito que elas vão melhorar. Se ele (Claudinei) me perguntar (onde fica mais à vontade), eu falo. Mas será uma conversa com ele, para trocarmos ideias - conclui.